Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Black Friday 2021 superou expectativas de anunciantes e influenciadores

O marketing de influência deixou sua marca na data ao superar expectativas gerando aumento de 41% no total de vendas (815.224 produtos vendidos), receitas de R$ 868,6 milhões para os anunciantes e R$ 40,1 milhões em comissões aos influenciadores, segundo a Awin

A Black Friday vem se consolidando ano a ano como uma das datas comerciais mais importantes para o varejo nacional. Com os anos de prática, os desafios logísticos e operacionais estão sendo superados e as marcas e o varejo ganharam maior expertise no desenvolvimento das ações e na oferta promocionais cada vez mais atraentes para os consumidores, que este ano foram com muita vontade às compras, especialmente on-line.

O comércio eletrônico brasileiro totalizou R$ 4,2 bilhões em vendas, o que representa aumento nominal de 5% em relação a 2020, de acordo com o NielsenIQ|Ebit, referência de mensuração e análise do setor no Brasil. A instituição também apontou que o ticket médio subiu 16%, para R$ 753,00 em média, apesar da redução do número de pedidos em 9%. Para a conquista destes resultados, o marketing de afiliados ou influência teve um importante papel, pois crescem ano a ano os investimentos das marcas e varejistas em parcerias com influenciadores, desde os mais badalados até aqueles que interagem com nichos específicos.

Isso se comprova pela ampliação de 41% no volume de vendas realizadas por meio desta modalidade de marketing digital, correspondente a venda de 815.224 produtos em todo o País, segundo levantamento da Awin, uma das maiores especialistas em marketing de afiliados do mundo.  “O resultado superou nossas expectativas e resultou em um volume de negócios mais interessante para os anunciantes, que faturaram R$ 868,6 milhões, e para os influenciadores que receberam R$ 40,1 milhões com Black Friday deste ano”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin.

Outro fator interessante é que os consumidores fizeram compras médias com valores mais elevadas. “Este ano, tudo indica que as pessoas se programaram e pesquisaram bastante antes de comprar produtos mais sofisticados e caros, o que sempre torna interessante ter alguém em quem se referenciar – influenciadores, com credibilidade para transmitir informações relevantes sobre produtos, serviços e marcas”, avalia o executivo. É importante ressaltar também que 82% das vendas realizadas por intermédio de ações de marketing de influência nesta Black Friday foram efetivadas por meio de aplicativos móveis nesta Black Friday.

A Black Friday representou um marco nas vendas de 2021 para a maioria dos setores. As estrelas em termos de resultados foram Downloads de Entretenimento e VOD, que cresceram 124.644%, as aquisições de seguros que aumentaram 48.646% e a contratação de soluções de educação, treinamento e recrutamento, com expansão de 7,169%. As lojas de departamento ampliaram seus resultados em 56% em comparação com 2020; o setor de fitness e esportes em 38%; saúde e beleza em 25%; e moda em 16%.

Os donos de animais de animais de estimação também investiram em alimentação e mimos, que geraram avanço de 68% nas vendas destes itens. Outros setores que apresentaram crescimento expressivo foram materiais de escritório e automotivo, cujas vendas evoluíram 100%; e hotéis e acomodações, que cresceu 119%. Os únicos setores cujos negócios se retraíram foram eletrônicos, com redução de 27% nas comercializações; e Casa e Jardim, com diminuição de 41%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.