BIENAL DE DANÇA: Tudo pronto para “Les Traceurs” em Fortaleza

Em “Les Traceurs”, trabalho coreográfico de Rachid Ouramdane, o francês Nathan Paulin percorre longas distâncias em highline. Esta será uma das apresentações da abertura da 13ª Bienal Internacional de Dança do Ceará nesta quinta-feira (9/12).

Em Fortaleza a fita de highline liga dois prédios do Centro, no entorno da Praça dos Leões e da Praça do Ferreira A apresentação será  quinta-feira (9/12) às 17h.

https://vimeo.com/451082737

A Bienal Internacional de Dança do Ceará traz a Fortaleza um dos trabalhos mais midiáticos dos últimos anos, o projeto “Les Traceurs”, criação do coreógrafo francês Rachid Ouramdane, diretor do Teatro Nacional Chaillot, em Paris. Será nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 17h, na Praça do Ferreira, no Centro da Capital. Neste trabalho, o francês Nathan Paulin, desafia limites caminhando em highline. Em Fortaleza, ele percorrerá uma distância de 250 metros, de um edifício no entorno da Praça dos Leões até um edifício na Praça do Ferreira, a uma altura de 50 metros. Em setembro deste ano, como parte de uma programação do dia europeu do patrimônio, Nathan fez um percurso de 670 metros, da Torre Eiffel ao Palácio de Chaillot, na Praça do Trocadero, em Paris, a uma altura de 70 metros.

As travessias de Nathan Paulin são acompanhadas por uma montagem sonora de Rachid Ouramdane e Jean-Baptiste Julien, baseada nos testemunhos de Nathan Paulin, que nos mergulha no coração de sua prática e de seus pensamentos.

Les Traceurs

Fazendo eco à sua criação “Corps Extrêmes”, Rachid Ouramdane reúne a mesma equipe de artistas aéreos e atletas aventureiros, com uma configuração à geometria variável, para um projeto de longo prazo. Juntos, eles se investem em locais ao ar livre como pano de fundo de uma reflexão sobre nossa capacidade de respeitar os ambientes em que evoluímos, e propondo novas leituras dessas paisagens. Com isso, Rachid Ouramdane tenta dar voz às suas sensibilidades e a relação íntima que eles têm com suas práticas.

Como parte do projeto “Les Traceurs”, várias criações já foram produzidas em Grenoble, Annecy, Aussois, Fenestrelle e Paris. Para cada um deles, Rachid Ouramdane convidou o famoso montanhista Nathan Paulin, figura de destaque nesta modalidade e detentor de vários troféus, e o diretor Jean-Camille Goimard, um especialista em fotografia aérea. Como de costume, Rachid Ouramdane tenta tornar visível, através deste projeto, uma sensibilidade à qual não temos acesso direto e que, no entanto, é o que põe em movimento as pessoas que ele encontra.

A produção é do Chaillot – Théâtre National de la Danse, com o apoio de Instituto Francês, Aliança Francesa do Brasil, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Bienal Internacional de Dança do Ceará.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DA 13ª BIENAL

A programação da abertura da 13a edição da Bienal de Dança começa às 13h, na Praça do Ferreira com a performance “Blanc” (2015), do suíço Yann Marussich. Às 16h, também na Praça, o coletivo de artistas No barraco da Constância tem!, do Ceará, apresenta “Delirantes e Malsãs” (2020). Às 17h começa “Les Traceurs”.

 Às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), haverá a solenidade de abertura oficial, seguida do espetáculo “Isso dá um Baile!”, do coreógrafo Henrique Rodovalho, apresentado pelo Balé da Cidade de São Paulo.

Com acesso gratuito, a Bienal de Dança acontece até o dia 19 de dezembro com programação em Fortaleza, Itapipoca, Paracuru e Trairi. Os ingressos para os espaços fechados em Fortaleza devem ser retirados no site Sympla.

A XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Pro Helvetia. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Realização: Indústria da Dança e Proarte. Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).

SERVIÇO

XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De 9 a 19 de dezembro de 2021. Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca.

Informações: bienaldedancace@gmail.com. Site: www.bienaldedanca.com.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar