Barra do Ceará será palco da intervenção urbana “O sonho não falha” no final de semana de 15 a 17 de setembro
Ilustração de Nicole Iannini – Fotografia de M Dias Preto
Idealizada pelo artista M.Dias Preto, a ação convida o público a compartilhar seus sonhos escritos em pequenas bandeiras de tecido, que serão posicionadas na orla da praia da Barra do Ceará
O cotidiano de labuta de muitos cearenses acaba por alienar sua vivência terrestre, fazendo-os esquecer de seus sonhos mais pueris. Todos nós existimos para sonhar, porém, com a velocidade dos dias, nos esquecemos e passamos a viver no automático. Para quebrar este padrão e fazer um convite para a possibilidade de fabulação da realidade, a intervenção “Embarcação Onírica: O sonho não falha” acontece no final de semana de 15, 16 e 17 de setembro, na Barra do Ceará, num convite para que seja construído outros modos de futuro.
Trata-se de uma ação que irá colorir a Barra do Ceará. Os banhistas poderão desenhar ou escrever seus sonhos em uma pequena bandeira, que será colocada no contorno da praia. O convite para participar será feito a partir de um grande bandeirão na ponte da Barra do Ceará, com a frase “O sonho não falha”, chamando atenção do público para chegar até a tenda localizada na praia.
“A intenção é que tudo isso gere um sentimento de união e de partilha entre os participantes. O trabalho é uma memória-ficção-pertencimento da minha infância, que vivi aqui na grande Barra do Ceará e transitei pela praia.”, explica o idealizador M Dias Preto.
Durante a infância, sua família costumava fazer uma passagem de barco para o outro lado do Rio Ceará. Hoje, o artista relembra pela fotografia uma memória que é um sonho, uma vez que, para ele, pertencer a esse espaço e contar sua história por meio do território é uma das características mais potentes da ação, assim como a imprevisibilidade e o rompimento com o comum.
“O barco navegar por essa região é corriqueiro e me aproveito das ações cotidianas para promover reflexões e ativação de sonhos adormecidos, anestesiados. ”, comenta M Dias.
COMO VAI FUNCIONAR
Cada pessoa terá acesso a uma bandeira pré-cortada e costurada em tecido e poderá fazer as intervenções da forma que desejar. Cada participante irá entregar a sua bandeira-sonho para os responsáveis do projeto. Nos dois primeiros dias, essas bandeiras serão fincadas na orla da Barra do Ceará. Já no último dia, o artista fará uma passagem de barco carregando consigo os sonhos dos participantes e, na areia da praia,será construído, por meio da junção de bandeiras, uma composição plástica e cinética na ilhota, quepoderá ser admirada em terra firme.
Esta ação foi selecionada no Edital Arte Praia 2023.
SOBRE M DIAS PRETO
M. Dias Preto é artista visual cearense vencedor do 2° Prêmio Décio Noviello de Fotografia. Foi participante do 72° e 74° Salão de Abril, Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e Arte Praia 5° edição. Além disso, desenvolveu duas exposições individuais: Campo de Passagem e Amolde. Trabalha com a subversão da realidade por meio de múltiplas linguagens, como colagem, fotografia e produção textual a fim de criar outras possibilidades afáveis de existência para corpos dissidentes.
PASTA DE APOIO COM FOTOS
https://drive.google.com/