Baixo Desempenho em Criatividade entre Estudantes Brasileiros: Um Desafio e Uma Oportunidade

*Por Rogério Morais

De acordo com suas respostas, por meio desses projetos, o Centro Paula Souza prepara jovens e atende às necessidades de formação empreendedora, capacitando os alunos para desenvolver ideias e transformá-las em negócios, tudo totalmente gratuito.

Uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), publicada no final de junho de 2024 pelas instituições de “O Globo”, do Rio de Janeiro, revelou uma situação preocupante para o Brasil: a baixa performance dos alunos brasileiros em quesitos relacionados à criatividade. Este cenário, embora desafiador, também traz à tona exemplos positivos que merecem destaque, como o Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo.

Mais da metade (54,3%) dos alunos brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos apresentados em uma prova internacional de conhecimentos. O Centro Paula Souza, através de sua iniciativa INOVA CPS, apresenta um diferencial significativo no panorama educacional brasileiro.

A INOVA CPS se dedica a promover a inovação e o empreendedorismo entre os alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo. Essa abordagem se contrapõe à realidade evidenciada pela pesquisa, mostrando que é possível obter resultados melhores com iniciativas adequadas e focadas no desenvolvimento criativo.

O Pisa, conforme as autoridades ouvidas pela empresa jornalística, define o pensamento criativo como “a competência para se envolver produtivamente na geração, avaliação e melhoria de ideias que possam resultar em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões impactantes da imaginação”. Fazem a prova alunos entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses na época da avaliação que completaram pelo menos seis anos de educação formal.

O resultado do Pisa/2024 mostra que quase metade dos estudantes brasileiros não conseguiram alcançar o nível básico em criatividade, o que significa dificuldade em desenvolver uma história a partir de uma ideia ou organizar e planejar um projeto para resolver problemas simples de sua escola. É importante destacar que a criatividade não é um dom, mas sim uma competência que precisa ser desenvolvida na escola, conforme afirma Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, entrevistada pelo jornal.

Alesp TV

O agente de Inovação Professor Paulo Quintairos, Coordenador de Projetos do Núcleo de Inovação do Centro Paula Souza, durante entrevista à TV da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP – em março do corrente ano, no início do primeiro semestre letivo de 2024, quando da ampla divulgação da 18ª edição do curso de inovação, destaca com entusiasmo as vantagens e qualidades excepcionais do projeto para os jovens. Ele enfatiza a importância de oferecer oportunidades para que os interessados possam estudar, pesquisar e se inserir no mundo da informação e da inovação.

O professor Paulo ressalta o papel do Centro Paula Souza como coordenador das ETECs e FATECs em todo o Estado de São Paulo, destacando a importância da educação visando o futuro social. De acordo com suas respostas, por meio desses projetos, o Centro Paula Souza prepara jovens e atende às necessidades de formação empreendedora, capacitando os alunos para desenvolver ideias e transformá-las em negócios, tudo totalmente gratuito. O professor Paulo destaca que o curso é totalmente gratuito e online, cerca de 300 unidades nos mais de 600 municípios paulistas. É para adolescentes e adultos, também, que é “uma oportunidade de o jovem tirar a ideia do papel através de aulas remotas e ao vivo”.

Indagado pelo apresentador do programa, Paulo Quintairos destaca a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico como fatores-chave para o desenvolvimento. Enfatiza que, por meio desses projetos, o Centro Paula Souza prepara jovens e atende às necessidades de formação empreendedora, capacitando as pessoas para desenvolver ideias e transformá-las em negócios.

Etapas

O professor Paulo Quintairos informou que cerca de 35 mil pessoas, entre jovens e adultos, passam pela escola de inovadores anualmente. Além disso, ele ressalta que, após essa etapa, as pessoas têm a oportunidade de participar do “Vitrine” e do “Acelera”, que representam etapas mais avançadas na implementação de um projeto e na elaboração de um plano de negócios com potencial escalável.

Ecossistemas

O diferencial da INOVA CPS está na sua capacidade de criar um ecossistema de inovação dentro do ambiente educacional, proporcionando aos alunos não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades essenciais para o mercado de trabalho moderno, como a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de inovação.

Em um contexto onde a pesquisa internacional aponta para a necessidade urgente de melhorias no estímulo à criatividade entre os alunos brasileiros, o exemplo do Centro Paula Souza e sua INOVA CPS é uma prova de que é possível transformar a educação e obter resultados excepcionais. Este modelo pode e deve servir de inspiração e referência para outras instituições educacionais no Brasil, inclusive no Nordeste, na busca por elevar os padrões de ensino e preparar melhor os alunos para os desafios do futuro.

Essas atividades não apenas enriquecem a experiência educacional dos alunos, mas também os posicionam na vanguarda das transformações tecnológicas e econômicas. O INOVA CPS, portanto, “não é apenas um centro de aprendizado, mas um verdadeiro catalisador para o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens, equipando-os com as ferramentas necessárias para enfrentar e superar os desafios do futuro”, acrescenta o Agente de Inovação.

Em suma, o INOVA CPS se destaca como uma instituição exemplar, oferecendo aos jovens um caminho claro e robusto para o sucesso no competitivo cenário global de inovação e tecnologia. Os agentes de inovação são professores por tempo indeterminado do CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que possuem perfil inovador e empreendedor. Conta com cerca de 20 mil funcionários e mais de 290 mil estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores. São educadores que, além de ministrarem aulas e auxiliarem no desenvolvimento de futuros profissionais, também buscam soluções para melhorar a área em que atuam e oferecer novas experiências de aprendizado.

CERTIFICADO VITRINE 2024-1 – VITRINE INOVACPS 2024-1

Etapa Atual

Neste final de junho, o INOVA CPS concluiu simultaneamente mais duas etapas dessas jornadas anuais: o Acelera 2024/1 e o Vitrine 2024/1. Neste último, com um total de 20 projetos que passaram para a etapa Acelera 2024/2, eu, que assino esta matéria, estou entre os classificados com o projeto HUBNEWS, uma startup na área de jornalismo para turistas.

Para Paulo Quintairos, “foi uma maratona este mês. Foram 120 bancas da escola de Inovadores; banca do Vitrine; e hoje as bancas do Acelera. Fiquei muito feliz em ver quanto vocês evoluíram e criaram consciência do papel de cada um de vocês no desenvolvimento de respostas aos problemas de nosso tempo”, finaliza o Professor.

*Rogério Morais – Jornalista, Radialista e Produtor e divulgação de conteúdo.

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