Atenção: Saiba como evitar acidentes ortopédicos nos dias de folia

O carnaval está chegando e aquela ansiedade para curtir a folia já está grande, mas é preciso tomar algumas precauções, principalmente aqueles que pretendem curtir todos os dias de festa. Para os motoristas, é importante ter muito cuidado, já que o carnaval também significa a época do ano em que mais ocorrem acidentes de trânsito, rivalizando com as festas de fim de ano.

 

Como explica, a presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dra. Christine Maria Muniz. “Se dirigir, não beba! E se beber, não dirija! Essa simples regra evita muitos acidentes, pois as colisões e atropelamentos que causam muitas vezes, fraturas graves lotam as emergências dos hospitais neste período do ano. Ressaltamos que as consequências do desrespeito às leis de trânsito fazem parte da rotina nas emergências, principalmente do IJF, como o excesso de velocidade, falta de uso dos itens de segurança (cinto e capacete), falta de habilitação, desrespeito à sinalização, imprudência na direção, desatenção pelo uso de celular e efeito do uso de álcool”,detalha.

 

Também precisamos ficar atentos com as crianças e com os idosos que adoram pular carnaval. A casa neste período também deve ter iluminação adequada para os idosos, retirar tapetes e demais obstáculos do caminho. As crianças, independente da idade, precisam de atenção permanente de um adulto, para que os momentos de diversão não representem perigo, principalmente em ambientes com escadas e janelas sem proteção. Os bebês, mesmo que por pouco tempo, não devem ser deixados desprotegidos sobre camas, cadeiras, mesas ou sofás. Muita atenção com as brincadeiras em piscinas e, pois qualquer descuido pode ocorrer acidentes.

Quedas e entorses neste período do ano são comuns. “Uso de salto alto não é recomendado, uma vez que pode favorecer o desequilíbrio e exigir muito da musculatura resultando em dores nos membros inferiores, lesões musculares, distensões de coxa e panturrilha, desconforto na coluna, como também favorecer entorses nos pés, tornozelo e joelho”, detalha a presidente da Coomtoce.

 

Uma dica importante é quem quiser curtir o Carnaval em paz e sem dores, utilizar compressas geladas. Outra opção é congelar água dentro de uma garrafa pet e movimentá-la com a sola dos pés. Escalda-pés de 20 minutos e massagem são mais algumas alternativas. É importante reforçar que, se as dores permanecerem, o ideal é procurar a ajuda rápida de um especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar