Associações Comerciais do Brasil – Confederação realiza em Fortaleza importante reunião para fortalecer Rede de Associados

Para implementar grande Rede de Serviços, Central deverá ser uma alavanca do fortalecimento do Sistema, dando representatividade e independência às entidades de base.

Fortaleza foi sede, no dia 15 de julho de 2022, de importante reunião da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, com a presença dos presidentes das entidades das regiões Norte e Nordeste. Um evento de larga importância para se traçar os planos da entidade em nível nacional e o seu fortalecimento conjunto, objetivando, ainda, a implementação de uma grande rede de serviços, para dar representatividade e independência às associações federativas de forma sustentável.

O encontro de Fortaleza congregou as duas regiões (Norte e Nordeste), mas outros eventos estão sendo executados em outras capitais com o mesmo objetivo, reunindo as unidades de outras regiões do País. A organização de todos os eventos fica a cargo do Presidente da CACB, empresário Alfredo Cotait. Em Fortaleza, os trabalhos foram desenvolvidos na histórica sede da Associação Comercial do Ceará, no centro da capital cearense, defronte à Praça dos Mártires (Passeio Público).

Presidentes do Pará, Amazonas e Cláudio Queiroz da CACB.

Equilíbrio Financeiro
O diretor da CACB, empresário Claudio Queiroz, foi quem apresentou a proposta do presidente Alfredo Cotait Neto para o fortalecimento financeiro da Confederação. Abordou a carência atual do sistema, devido a perda de associados e consequentemente das receitas, que estão sendo reduzidas.

Conforme Queiroz, “esse potencial (demanda de associados), está sendo mal utilizado e precisa ser otimizado” para que as unidades de base tenham sustentabilidade econômica. Disse ainda “que é preciso buscar o equilíbrio financeiro de todas as entidades para o fortalecimento do sistema como um todo”. Não somente por causa da pandemia, mas devido a recentes fatores econômicos, políticos e até sociais no Brasil, a redução nos ‘caixas’ das corporações comerciais classistas é uma realidade.

Diante deste cenário atual, foi apresentada proposta de criação de novo projeto empresarial com o propósito de desenvolver produtos e serviços, utilizando-se das novas tecnologias e base estatística, além de Marketing digital e Recursos Humanos, mediante o surgimento de um “hub” (Central), visando potencializar o Sistema de Vendas e novos negócios.

A Central deverá ser uma alavanca no fortalecimento do sistema e implementar grande Rede de Serviços, dando representatividade e independência as entidades de base, “com forte atuação institucional de forma sustentável”, explicou Queiroz.

Esse novo modelo de gestão terá como foco a seguinte estratégia de gerenciamento: a) Desenvolver um núcleo de matriz; b) Ter estatística como ferramenta profissional; c) Gestão e preparação de vendas; d) Apresentar propostas de soluções e serviços que resolvam problemas detectados; e) P&D – Pesquisa e Desenvolvimento.

Explanação de Cláudio Queiroz. Sentados: Pretestato, Antônio Gomes Guimarães Neto, Paulo Barbosa e Antônio José G. Costa.

Participação
Estiveram presentes ao encontro da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB os diretores da CACB, Carlos Resende e Cláudio Queiroz, que expôs o tema da reunião para os empresários presentes, representantes das regiões Norte e Nordeste, a saber:
João Porto Guimarães – FACC/Ceará; Cloves Lopes Cedraz – FACEB/Bahia; Hélio Rodrigues Araújo – FAEM/Maranhão; Itamar Maciel Manso – FACERN/Rio Grande do Norte; Jorge de Sousa Lima – FACEA/Amazonas; Alberto Batista Oliveira – ACP/Pará e Fábio Nery – AC Piauiense.
Após o encontro os presentes foram recepcionados na barraca Coco Bambu, na Beira Mar, na bela capital cearense, onde foi servido lauto almoço aos participantes do Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar