Associação Caatinga realiza capacitações em comunidades rurais do Ceará sobre os cuidados com a Primeira Infância

A Associação Caatinga realiza reuniões mensais com famílias de comunidades rurais, abordando temas fundamentais para o cuidado das crianças desde o seu nascimento. Essas reuniões fazem parte dos Encontros de Suporte à Primeira Infância, uma ação promovida pelo projeto No Clima da Caatinga, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O principal objetivo dos encontros é fomentar a criação de vínculos afetivos saudáveis entre responsáveis e crianças. Além disso, eles também oferecem informações que aprimoram as competências necessárias para proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde os pequenos possam desenvolver sua autonomia de forma plena.

Desde outubro de 2022, os Encontros de Suporte à Primeira Infância acontecem mensalmente aos sábados, em duas comunidades rurais próximas à Reserva Natural Serra das Almas, uma unidade de conservação gerida pela Associação Caatinga desde 2000. Enquanto os adultos participam das atividades, as crianças desfrutam das brincadeiras e aprendizados promovidos pela equipe de Educação Ambiental, ampliando seu conhecimento sobre a Caatinga e compreendendo a importância de sua conservação.

A psicóloga Vanessa Feitosa lidera esses encontros, que têm duração média de 3 horas e abordam temas como: habilidades motoras, noções de psicomotricidade, cognição, nutrição, afetividade, dentre outros que buscam dialogar sobre a importância estimular os pequenos da melhor maneira e potencializar suas habilidades. Ela comenta sobre a importância de investir nas crianças para colher frutos no futuro: “Se eu estou investindo nas crianças e dando apoio às famílias para que elas possam cuidar melhor dessas crianças, no futuro eu vou ter o retorno disso”, diz a psicóloga.

Antônio Edilson Pereira, pai e frequentador dos encontros, também reconhece o valor desses momentos e fala sobre seu aprendizado: “Pra nós e para as crianças, é muito bom. Eu aprendi muitas coisas novas, tipo saber educar, saber criar a criança. Tem muitos pais, muitas mães que não têm esse conhecimento”, comenta o participante.

Garantir uma primeira infância saudável gera inúmeros benefícios para o futuro, pois é nessa fase que desenvolvemos os atributos que iremos utilizar ao longo de toda a vida. E é por isso que o Projeto no Clima da Caatinga busca realizar ações de educação ambiental, alcançando mais de 80.000 pessoas e envolvendo 80 escolas em suas atividades, explica Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar