Associação Caatinga comemora bons resultados no desenvolvimento infantil nas comunidades rurais

Nos últimos 15 meses, a Associação Caatinga (AC), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza, promoveu reuniões mensais com famílias de comunidades rurais próximas a Reserva Natural Serra das Almas, localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). O impacto desse trabalho, intitulado Encontros de Suporte à Primeira Infância, será abordado em uma live, no dia 29 de fevereiro, às 18h30, no canal da Associação Caatinga no youtube (https://www.youtube.com/live/zHf3QsW5ddQ?si=McvJ9WDh6iWJd6EW).

Foram realizadas 28 reuniões, com 141 pessoas, abordando temas fundamentais para o cuidado das crianças desde o seu nascimento. “O principal objetivo dos encontros é contribuir para o desenvolvimento infantil saudável por meio do suporte às mães, pais e responsáveis de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância), no sentido de capacitá-los para a adoção de práticas e comportamentos que fortaleçam o vínculo afetivo com as crianças e proporcione um ambiente acolhedor e estimulante, onde os pequenos possam desenvolver sua autonomia de forma plena”, explica Marília Nascimento, coordenadora de Educação Ambiental da AC. A ação faz parte do projeto No Clima da Caatinga (NCC), iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Enquanto os adultos participavam das discussões, as crianças se envolviam, no espaço infantil, em atividades lúdicas e educativas oferecidas pela Liga da Caatinga, programa de voluntariado da Associação Caatinga. “A iniciativa foi executada de maneira integrada considerando o desafio do público predominante nos encontros, as mulheres, que muitas vezes têm sua participação em ações como essa comprometida pela ausência de rede de apoio e suporte que possam ficar com as crianças. Desta forma, todos os encontros contaram com espaço infantil onde os responsáveis puderam deixar as crianças e dedicarem-se à construção dos aprendizados”, destaca Vanessa Feitosa, especialista em psicologia educacional e escolar que facilitou a ação.

Além da participação da Marília Nascimento e da Vanessa Feitosa, a live “O florescer da infância na Caatinga: a experiência do NCC para fortalecimento do desenvolvimento infantil” contará com depoimentos gravados dos moradores das comunidades beneficiadas.  “Vamos trazer informações sobre a ação em si, o que foi feito, a metodologia, a importância e os resultados”, enfatiza Vanessa Feitosa. “Esse foi um projeto piloto muito exitoso e queremos dividir essa experiência com a sociedade para que ela seja reproduzida em outras localidades, beneficiando um número maior de crianças e seus familiares”, finaliza Marília Nascimento.

Educação ambiental

Desde 2011, mais de 111 mil pessoas e 80 escolas foram envolvidas em ações de educação ambiental promovidas por meio do projeto No Clima da Caatinga. Entre essas atividades, destacam-se a distribuição de kits de pintura, apresentação de teatro de fantoches, exibição de filmes em comunidades por meio do Cine Tela Verde, publicação de materiais didáticos, realização de exposições sobre a Caatinga, elaboração do programa de Voluntariado da Instituição, intitulado Liga da Caatinga, produção de lives educativas e o desenvolvimento dois tours virtuais, um abordando a Reserva Natural Serra das Almas e outro a exposição “Caatinga: um novo olhar”.

Projeto No Clima da Caatinga

Realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto atua no semiárido brasileiro desde 2011 e atualmente está em sua quarta fase. O objetivo é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar