As arquitetas Lara Sousa e Paloma Estrela apresentam o projeto “Timeline”, nos 25 anos da CASACOR Ceará
A paixão pelos elementos originais da casa onde será realizada a mostra da CASACOR Ceará 2023, possibilitou a construção de um projeto que une história, inovação e tecnologia.
Uma viagem entre passado, presente e futuro, em um ambiente de 23m² com muita história, tecnologia e inovação, assim é a sala de jantar “Timeline” ou linha do tempo em português, projetada pelas arquitetas Lara Sousa e Paloma Estrela, na CASACOR Ceará 2023. As arquitetas que estão pela segunda vez participando da mostra e foram premiadas em 2022, com o 2º lugar na categoria Design do Ceará, prometem um ambiente impactante para celebrar os 25 anos da CASACOR Ceará.
Neste ano, a mostra cearense que tem como tema “Corpo & Morada” acontece de 12 de setembro a 29 de outubro em um novo endereço, localizado na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles, Fortaleza. O evento contará com 35 espaços, cada um com projetos organizados por profissionais renomados da arquitetura, design de interiores e paisagismo.
A inspiração para a criação do projeto da sala de jantar “Timeline” surgiu, em abril deste ano, dentro de um trem, no trajeto entre Milão, na Itália, e Zurique, na Suíça. Lara Sousa e Paloma Estrela estavam na Semana de Design de Milão e puderam contemplar não só as novidades do mercado de móveis e iluminação, mas também o diferencial arquitetônico dos prédios europeus, os quais preservam suas belezas originais, mesclando com inovadoras intervenções artísticas.
A arquiteta Lara Sousa relata que a paixão pelos elementos originais da casa onde será realizada a mostra da CASACOR Ceará 2023, possibilitou a construção de um projeto que une história, inovação e tecnologia. O piso feito de ônix, o piano e o armário de madeira maciça e desenhos em arabesco farão com que os visitantes se reportem ao passado, segundo a arquiteta. Simultaneamente, a experiência os remete a automação de luz e som, espelhos modernos e uma parede curva com base de gesso e um material em mdf dourado, flexível e ultrafino, uma nova tecnologia para cobrir espaços curvos.
“A gente trouxe o futuro para essa sala de jantar por meio da automação, nosso ambiente terá iluminação e som automatizado com sensor de presença, na parte do projeto que é mais futurista e forma a linha do tempo. O piano, um dos elementos que já fazia parte da casa, recebe intervenção artística, mantendo a estrutura original. O instrumento fica em cima de uma plataforma de pedra, acima do piso com uma iluminação e espelhos que seguem até a Adega, onde haverá um sensor de barreira, no qual ao pisar no chão o visitante acenderá a luz de forma gradativa”, explica Lara Sousa.
Lara Sousa e Paloma Estrela por Leo Soares
Paloma Estrela frisa que a sala de jantar é o coração da casa, ambiente que liga os visitantes aos demais cômodos. “O público passa pelo nosso projeto para acessar a sala de estar, o home, a escada que dá o acesso ao pavimento superior onde ficam os quartos, além do acesso para a cozinha e a varanda”, frisa.
A arquiteta salienta que foram usadas formas orgânicas no projeto de arquitetura da sala de jantar, uma tendência atual que veio para ficar. “Em um cenário pós pandemia sentimos a necessidade de conexão com a natureza, não só por meio das plantas, mas também das formas orgânicas do mobiliário. Tivemos o cuidado de escolher pedras naturais e uma madeira mais escura que é um elemento muito forte da arquitetura antiga, pensamos em trazer um design que remete a natureza e isso tem a ver com a nossa conexão com o espaço e a forma como as pessoas podem se comunicar com ele”, frisa.
Paloma ressalta que os livros antigos ao redor do piano e uma intervenção floral por meio do artesanato local, com flores de tecido, torna o ambiente inspirador e muito interessante, um projeto que, segundo ela, apesar de não ser comercial, inspira quem passa por ele. “Nós como arquitetos precisamos olhar de forma mais sensível para o reaproveitamento, novos usos e zelo por um passado que conta a história como morada. Por isso, nomeamos o nosso projeto de “Timeline”, ou linha do tempo, contando por meio desse ambiente um pouco da história da transformação da arquitetura ao longo dos últimos anos, unindo automação, conforto e tecnologia”, conclui a arquiteta.
Lara Sousa e Paloma Estrela contam com o patrocínio de grandes marcas e apoio de profissionais talentosos para a realização do projeto “Timeline”: Duluz Iluminação, Casttini, TB Inox, Ponto do Vidro, Solutio Engenharia, Granpel, RL Mármores e Granitos, Coral, Daikin, Galpão D, Galpão Details, Gruska Automação, LM Decorações,Betecunha Tapetes, Danielle Araújo (Quadros), Ateliê do Bem, NKColore.
Quem são as arquitetas?
Lara Sousa e Paloma Estrela são duas arquitetas competentes e talentosas que se conheceram em uma viagem de trabalho e ambas compartilhavam o mesmo sonho: fazer parte da CASACOR Ceará. Na CASACOR 2022, participaram pela primeira vez da mostra cearense e conquistaram o 2º lugar na categoria Design do Ceará, com o belo e autêntico projeto do quarto da primeira infância “Janela de Memórias”.
Lara Sousa
Há onze anos, atuando como arquiteta, Lara Sousa tem como referência o pai, o engenheiro civil Carlos Alberto Alves de Sousa. Inserida no universo das obras desde a infância, ela acompanhava de perto o trabalho do pai e sempre gostou de desenhar. Quando criança fez curso de pintura em tela e copiava desenhos de papéis de carta. “Quando fiz o teste vocacional durante o Ensino Médio, deu arquitetura, uma junção entre o meu lado artístico e o de exatas”, cita Lara Sousa. Logo no segundo semestre da faculdade, Lara relata que começou a estagiar em grandes empresas e conciliava o estudo com trabalho.
Lara é especialista em arquitetura de interiores e tem como paixão os projetos de quartos de bebês e crianças, além de todo o universo ligado à arquitetura infantil. “Quando falo em arquitetura infantil, falo do que realmente me identifico e o que eu amo fazer. Logicamente, meu escritório abrange toda parte de arquitetura residencial, comercial e corporativa, mas vejo o subnicho de projetos ligados à infância como uma referência da minha marca no mercado, utilizo esse meu dom com uma forma de conquistar os clientes”, conclui Lara Sousa.
Paloma Estrela
Paloma Estrela sempre teve um desejo de criação muito latente desde a infância. Desenhando, criando, riscando paredes, quando criança ela já fazia móveis com caixas de sapato. A arquiteta, nasceu no interior do Ceará, mas muito nova foi para Fortaleza com o objetivo de estudar. “Meu pai sempre dizia que a faculdade era importante para nos mostrar um novo mundo. Quando ingressei no curso de arquitetura fiz também um curso de extensão de desenho e pintura a óleo, então pude alimentar o meu lado artístico também”, ressalta Paloma.
Paloma conta que quando se formou fez um curso de designer imobiliário voltado para residência, em Nova York, uma experiência fantástica que a permitiu inovar em seus projetos e incluir móveis autorais nos ambientes criados por ela. A arquiteta também trabalhou em uma empresa de iluminação e tem uma vasta experiência na área.
SERVIÇO
CASACOR Ceará – Edição Comemorativa de 25 anos
12 de setembro a 29 de outubro de 2023
Local: Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles
Mais informações:
Instagram:
@casacorceara
@arquiteturalarasousa
@arq.palomaestrela