Após bloqueio judicial do X, usuários migram para Bluesky
Por Reinaldo Oliveira
O usuário do X vem em demasia migrando para a rede social Bluesky desde que a plataforma de Elon Musk sofreu bloqueio judicial pelo ministro Alexandre de Moraes, membro da mais alta corte do Judiciário brasileiro, podendo manter, se desejar, o mesmo endereço eletrônico (identificador de usuário) mantido no X (ex-Twitter) na nova rede social desde que nela ainda não exista o mesmo endereço.
O Bluesky foi criado em 2019 pelo fundador do Twitter Jack Dorsey – que desde o seu lançamento considerou o Brasil como um país importante para a rede – e oferece uma experiência de rede social descentralizada por ser um ambiente em que os usuários têm mais controle sobre os seus dados, sendo a moderação mais transparente.
Plataforma semelhante ao antigo Twitter por permitir que os usuários façam publicações curtas (até 300 caracteres), o Bluesky também possibilita republicar postagens de outros usuários e compartilhar fotos e textos.
Quando o X foi vendido em outubro de 2022 para o bilionário sul-africano Elon Musk, que é naturalizado americano, muitos usuários deixaram a plataforma e passaram a migrar para outras redes semelhantes, como a de Jack Dorsey.
O bloqueio do X, que se deu no sábado (31/08), foi mais um capítulo da polêmica envolvendo Musk e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Neste ano, o proprietário da Tesla, SpaceX, Starlink e de outras marcas chegou a acusar o magistrado do STF de ser ditador, afirmando que ele deveria sofrer impeachment.
Nesta segunda-feira (02/09), o STF referendou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que bloqueia o acesso à rede social X (ex-Twitter) no Brasil.
No ato de criação de conta (perfil) na rede social Bluesky, o sistema exige a vinculação de e-mail impostado à escolha do internauta, que poderá, se quiser, incluir um arquivo de imagem em seu perfil.
O endereço eletrônico (identificador de usuário) do internauta no Bluesky é formado por arroba (@) + letras + .bsky.social ou arroba (@) + letras + números + .bsky.social e não se confunde com o nome do titular da conta (perfil) na referida rede social.
Ao clicar em “Profile” e, na sequência, em “Edit my profile”, o internauta poderá, se quiser, atribuir-se um nome na rede social, impostando-o no campo “Display Name”, e também uma microbiografia (bio) em seu perfil, impostando-a no campo “Description”.
ROTEIRO DE CRIAÇÃO
Digite o endereço https://bsky.app/ no campo do navegador na Web e siga os passos seguintes:
– Clique em Create a new account
Passo 1 – Your account
– Digite o e-mail no campo “Email”;
– Digite a senha no campo “Password”;
– Selecione a data de nascimento no campo “Your birth date”;
– Clique em “Next”.
Passo 2 – Your user handle
– Digite o identificador de usuário no campo “Your user handle”;
– Clique em “Next”.
Passo 3 – Complete the challenge
– Clique no quadrado que antecede “Sou humano”;
– Imposte o arquivo de imagem no campo “Give your profile a face”, clicando no pequeno lápis no centro da tela para impostação de arquivo fotográfico ou, se preferir, em “Create an avatar instead” para impostação de avatar;
– Se quiser, o internauta poderá deixar de impostar o arquivo de imagem;
– Clique em “Continue” para concluir o salvamento.