Após 8 meses, Programa Aprimora a Coleta Seletiva de Fortaleza, além de melhorar a renda dos catadores
Dê a Mão para o Futuro” é o nome da iniciativa criada pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos –, que já atende, em Fortaleza, mais de 40 estabelecimentos, em especial condomínios residenciais, recolhendo mais de 1.140 toneladas de materiais recicláveis em 2019. No próximo dia 20 de dezembro, haverá um mutirão no bairro de Papicu
Catadores da Associação Rosa Virginia
Desde o seu lançamento oficial, no mês de abril, o programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), para reduzir o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores em Fortaleza, vêm trazendo resultados significativos. Em Fortaleza, o programa conta com a consultoria Visões da Terra para sua implementação.
Os números comprovam o impacto positivo do “Dê a Mão para o Futuro” para a população da capital cearense. Até o momento, 40 estabelecimentos, em especial condomínios residenciais, já aderiram às ações do “Dê a Mão para o Futuro”, implantando a cultura do descarte correto dos resíduos sólidos, totalizando aproximadamente 2.088 famílias. São cerca de 8 mil pessoas atendidas direta ou indiretamente.
Ações práticas – Com o objetivo de manter esse crescente engajamento da população de Fortaleza, no dia 20 de dezembro será realizado um mutirão de educação ambiental junto aos moradores do condomínio Praia Nova, localizado no bairro do Papicu. A coordenação do projeto e os catadores baterão de porta em porta dos cerca de 90 apartamentos, para reforçar a orientação aos condôminos sobre a coleta seletiva e a importância da reciclagem, além de entregar o material da campanha. Até o momento, o condomínio já gerou cerca de 5 toneladas de materiais recicláveis para a Rosa Virginia, uma das três associações de catadores beneficiadas com o DAMF.
O condomínio Praia Nova, além de ter revitalizado totalmente seu espaço de armazenamento de resíduos, também se destaca por outras iniciativas sustentáveis como energia solar, reuso de água e horta comunitária.
Camioneta Hyndai doada pelo programa para a Associação Rosa Virginia
Números e Benefícios – Para chegar às famílias, além da Rosa Virgínia, o Programa capacitou outras duas associações parceiras que atuam em Fortaleza: Socrelp e Reciclando. Estas três cooperativas reúnem 46 catadores, responsáveis por recolherem aproximadamente 120 toneladas de resíduos recicláveis mensalmente. Após a implantação do Programa DAMF, o volume de materiais recicláveis que chegam às associações aumentou em 20%, sendo que a associação Reciclando recebeu mais do que o dobro de materiais recicláveis comparando o mês de novembro deste ano com o do ano passado.
Dentre as ações que proporcionaram ampliar a coleta seletiva da cidade, beneficiando também os catadores dessas associações, vale destacar a doação de novos e modernos caminhões para a as associações Rosa Virgínia e Reciclando realizadas pelo “Dê a Mão para o Futuro”.
Camioneta Hyndai doada pelo programa para Associação Reciclando
Para a Associação Socrelp foi diagnosticado, em conjunto com a associação, de que sua maior necessidade seria a regularização da posse provisória do terreno, que ocupa há 25 anos, bem como a reforma para a ampliação do seu galpão. A meta de obtenção de Termo de Autorização de Uso emitida pela Prefeitura, visando a importante regularização de posse da Socrelp, foi alcançada com êxito, possibilitando ser avançado o processo de reforma do centro de triagem. Neste sentido, já foi realizada a contratação de empresa de engenharia especializada em organização do processo construtivo e obtenção das licenças, valendo destacar que a reforma será realizada com o recurso do Programa DAMF.
Também foram realizadas importantes ações nos aspectos de gestão administrativa. As três associações receberam do Programa DAMF equipamentos como computadores, notebooks e impressoras, como também contaram com a instalação do software Cata Fácil, que tem o objetivo de potencializar a gestão administrativa e atender às necessidades específicas das organizações de catadores.
Equipamentos de informática doados para a associação Socrelp
Expansão – Desde o mutirão, realizado em abril no Edifício Malaga, que deu o start oficial em suas atividades em Fortaleza de educação e mobilização ambiental juntos aos estabelecimentos e cidadãos de Fortaleza, o “Dê a Mão para o Futuro” continua em expansão. Para os próximos meses estão previstas ações nos condomínios Astúrias, Estoril, Algarve, e Tragaluz.
DÊ A MÃO PARA O FUTURO
O Programa Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.
Atualmente, as ações são realizadas em 21 Estados, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).
Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br
VISÕES DA TERRA
Consultoria em sustentabilidade é responsável pela implementação do Programa DAMF em Fortaleza (CE), ademais tempos projetos em outros 8 estados no Brasil, sendo que sua sede fica no Rio de Janeiro e São Paulo;
Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/
MUTIRÃO: AÇÃO DE PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO PARA AUMENTO DA COLETA SELETIVA
Dia 20 de dezembro, sexta-feira
Horário: a partir das 9h30
Local: Condomínio Praia Nova
Endereço: R. Pereira de Miranda, 1075