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Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Neste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto para a implantação de uma bula digital nos medicamentos, que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um código de barras bidimensional (QR Code). A bula digital também poderá trazer informações adicionais, como vídeos, áudios e outras instruções que ajudem no uso adequado do medicamento.

O acesso à bula impressa segue garantido a todo estabelecimento de saúde, profissional de saúde ou paciente que solicitar. O projeto terá vigência até 31 de dezembro de 2026. As informações coletadas e monitoradas durante esse período devem servir como subsídio para a futura regulamentação definitiva sobre o tema.

O Dr. Maurício Filizola, diretor do Sincofarma e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, esclarece que a versão impressa da bula estará disponível nas farmácias para pacientes e profissionais da saúde que a solicitarem. Essa informação estará sinalizada nos espaços. “Entendemos que isso faz parte da modernização da saúde e do mundo, mas não podemos esquecer que muitas pessoas ainda têm dificuldades com QR Codes e que as informações contidas na bula são essenciais para o uso correto do medicamento. Por isso, é fundamental que a população solicite a versão impressa aos atendentes se tiverem alguma dificuldade com a versão digital”, esclarece Filizola.

Sobre as Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em oito municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Dra. Laura Paiva e Dr. Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.

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