Antonio Matos, uma poesia humana com olhos de infinito

Antonio José Matos de Oliveira, poeta e jornalista, formado em Administração na área tecnologica, inicia sua caminhada na literatura com este livro ´´Gotas de Amor Impressas em Sonhos“, escrito com o ardor dos que buscam o encontro do ser humano consigo mesmo, na procura da redenção da liberdade.

Escrever poesia não é ofício tão fácil, é algo soberbo e generoso, de alta sensibilidade e sofisticação da linguagem literária. A poesia pode ser um libelo nas asas de um Neruda ou um Lorca; um Walt Whitman que saúda ao mundo e a tudo que se renova; para Bimbaud; uma surpreendente novidade; em Mário Quintana um encontro face a face com Deus; no dizer de Carlos Drumond, o sentimento mais profundo do mundo, enfim, todos os poetas são metáforas supremas da alegria de viver e da indignação de estar vivo num mundo cáustico, injusto e cruel.

Antonio Matos reencarna a humanidade contemporânea com seus pânicos e angústias, num processo cada vez maior de desumanização e alienação dos verdadeiros valores. Consequentemente, objeto manipulado pela máquina globalizada e a tecnologia da automação.

O poeta nos apresenta o maniqueísmo selvagem estimulado no Homem pela deterioração dos pilares solidários da sociedade em que vivemos.

… É o dualismo a luta entre Deus e o Diabo
Prevalece a rivalidade entre o bem e o mal.
Mas na frente, Antonio Matos, vislumbra a necessidade da fé, da esperança e da evolução na construção de uma humanidade:
Nesse ínterim o Homem
Pode atingir a perfeição
Como também o abismo e a degradação.

Outras inquietações povoam a alma do poeta: a ignorância humana (falta de senso crítico), a religiosidade seduzida pela mistificação, os falsos líderes e o mundo materialista do dinheiro que a todos tornam escravos:
O dinheiro é passageiro
desse veículo que trafega
desde o começo da inteligência humana .

O que percebemos durante essa mostra, em literatura desse primeiro exercício poético é um sentimento de assombro e indignação pelos descaminhos e equívocos por qual passa nossa vida atual. Essa é umas das características marcantes dos verdadeiros poetas, daqueles que fazem dessa arte uma entrega total de suas existências.
É necessário ressaltar, no contexto desse livro, o forte lirismo de alguns poemas:
Guardo você no meu coração
Nas noites de luar, nos bares, nas ruas,
Penso em você, e a solidão vai embora.

Para dissipar tanta dor
Choro sozinho a tua ausência
Olho para dentro do meu coração
Vejo feridas que não cicatrizam.

O poema Ato de Amor é uma pérola:
Vou invadir o seu mundo
Penetrar nos seus caminhos´´
Vou tocar a sua alma
Conhecer a flor que mora em você.

A última vertente que brota dessa obra abraça os mistérios do infinito, do cosmo e da morte, onde o poeta consegue agregar excelentes sínteses filosóficas em sua lavra:
O pássaro canta
pensa que é uma estrela.

Grande é o universo
que ao contemplá-lo me sinto só
é quando lembro que sou humano.

Uma vertente peremptória:
Vi a morte viajar para o meu mundo
Viajem eterna
Transportou meus olhos ao infinito
Alcançando o impossível.
Diante de tão fecundo e sugestivo harpejar de movimentos e prelúdios dessa sinfonia poética, propomos um apuro maior dessa complexa afinação de versos e intenções, no que desde já apostamos e colocamos nossa fé, visto a ousadia positiva e as cores do talento do poeta aqui postas.

Guaracy Rodrigues

Em breve reedição do Livro “Gotas de Amor Impressas em Sonhos” .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar