Alta temporada traz oportunidade de lucro para pequenos negócios em cidades litorâneas

Estudo aponta que mais de metade dos turistas buscam cidades como Fortaleza entre novembro e fevereiro

 

Uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva revelou que os brasileiros estão cada vez mais dispostos a investir em viagens, com 57% dos entrevistados preferindo cidades de praia. Este comportamento deve impulsionar o faturamento do turismo durante a alta temporada, que começou em novembro de 2024 e vai até fevereiro de 2025, período em que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima uma movimentação econômica de R$ 157,7 bilhões em todo o país.

 

Esse cenário representa uma excelente oportunidade de lucratividade para empreendedores, principalmente nas cidades litorâneas, como Fortaleza, onde o fluxo de visitantes é ainda maior. De acordo com o consultor de negócios Wosley Nogueira, o impacto do turismo para os pequenos negócios pode ser transformador, especialmente nos setores de gastronomia, entretenimento e moda praia.

 

“A alta temporada traz um grande movimento nas cidades com praias, e isso abre espaço para empreendedores diversificarem seus produtos e investirem em estratégias para atrair o turista. Personalizar serviços, oferecer experiências diferenciadas e apostar em produtos que valorizem a cultura local podem ser diferenciais importantes para se destacar”, afirma o consultor de negócios.

Smiling girl is looking at hat in hand by shopping

O Polo Sebrae de Turismo de Experiência realizou um levantamento, no qual nove em cada 10 turistas têm como maior motivação para viajar as experiências vivenciadas no local. Para o consultor Wosley Nogueira, atender essa demanda exige planejamento e criatividade: “Não se trata apenas de vender mais, mas de encantar o cliente, criando memórias positivas que vão fidelizá-lo para próximas visitas. Cidades turísticas como Fortaleza têm uma rica cultura e gastronomia que podem ser aprimoradas para diferenciar os negócios locais, incluindo experiências tradicionais da região”.

 

Germanno Correia, sócio do Borah Gastronomia, aponta que seu empreendimento já conta com a união entre tecnologia e atender as expectativas dos turistas: “Em nossa unidade do Porto das Dunas, pensamos sempre na experiência global do turista com atrações artísticas e a comodidade da tecnologia de autoatendimento. Do lado dos empreendedores que estão no Mall, oferecemos ferramentas que permitem controle, eficiência e melhoria dos resultados”.

 

Com a combinação de um público ávido por viagens e uma alta temporada que promete movimentar a economia, os pequenos empreendedores têm a chance de expandir seus horizontes e conquistar uma fatia desse mercado bilionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar