Além de técnicos portugueses: Existem mais portugueses “infiltrados” no futuro do futebol brasileiro
Intercâmbio’ entre Brasil e Portugal é importante para o crescimento do futebol em ambos os países
Não é de hoje que os portugueses fazem sucesso no futebol brasileiro, marcando presença em vários setores do mercado, mas ao contrário do que muitos pensam, eles não marcam presença apenas como técnicos.
O sucesso de vários portugueses no futebol brasileiro já vem de algum tempo, como o técnico Jorge Jesus, que marcou sua passagem pelo Flamengo, Abel Ferreira, do Palmeiras, António Oliveira, do Corinthians, Artur Jorge, do Botafogo, Pepa, do Cruzeiro, Renato Paiva, do Bahia, Ricardo Sá Pinto, do Vasco, entre vários outros.
Mas a presença dos lusitanos no futebol brasileiro vai muito além disso, contando também com jogadores, com auxiliares, treinadores, empresários e muito mais.
O educador físico, ex-jogador e técnico de futebol Fábio Gomes é um dos portugueses que atua no mercado brasileiro, auxiliando jogadores profissionais a melhorar a sua performance e resultados em campo através da preparação mental, recorrendo a técnicas da neurociência, e ainda através da análise de desempenho individual.
“Cada vez mais os jogadores e os times têm se dado conta da importância da preparação mental, tanto quanto da preparação física, isso permite uma melhora dos resultados em campo e da performance do jogador de uma forma saudável”, explica.
De acordo com Fábio, a integração Brasil-Portugal é importante para oferecer melhores oportunidades para jogadores e profissionais de ambos os países.
“A integração e interação entre os dois países, com esse ‘intercâmbio’ é importante para o desenvolvimento do futebol, oferecendo oportunidades para jogadores e profissionais de ambos os países, abrindo portas para novas experiências e carreiras. No fim, quem ganha é o público”, afirma Fábio Gomes
Sobre Fábio Gomes
Fábio Gomes é licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Jean Piaget de Almada, ex-jogador de futebol e com experiência de 11 anos como técnico de futebol, especialista em neurociências, preparação mental, análise de desempenho individual para atletas e comportamento com foco em alta performance no futebol, também fazendo parte da equipe multidisciplinar do CPAH – Centro de pesquisa e Análises Heráclito, onde trabalha com diversos jogadores nacionais e internacionais.
.