ALE Combustíveis é patrocinadora oficial de uma das maiores competições de rali do mundo
Companhia fará ativações e ações de marketing e relacionamento durante o Rally dos Sertões 2019, que terá largada, no dia 24 de agosto, em Campo Grande (MS); ALE também patrocina dois pilotos
Os investimentos da ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do país, em marketing esportivo estão a todo o vapor. Neste mês, a companhia patrocina, pela primeira vez, a maior competição de rali das Américas: a 27ª edição do Rally dos Sertões. Como patrocinadora oficial, a ALE fará diversas ativações e ações de marketing e relacionamento, além de ter a marca estampada nas mídias de divulgação do rali. A disputa terá largada no dia 24 de agosto em Campo Grande (MS) e chegada, em 1º de setembro, em Aquiraz (CE), passando por 40 cidades em sete Estados.
Entre as principais ações da ALE durante o Rally dos Sertões 2019, está a instalação de lounges exclusivos para relacionamento com clientes e revendedores, que também serão destinados para relaxamento dos competidores. Os espaços terão sofás, massagistas, distribuição de águas e brindes personalizados, além de ativações da marca em seis cidades-anfitriãs onde haverá paradas. Outra ação de relacionamento será a distribuição de convites para o camarote na largada e na chegada do “Sertões”, que serão direcionados para os donos de postos ALE da região.
Para atrair fluxo para os postos da Rede ALE, os competidores terão acesso a uma lista completa para abastecimento dos veículos nas estradas e cidades por onde passarão. Já os consumidores que abastecerem nos postos ALE do percurso da competição vão ganhar brindes exclusivos do Rally e da ALE. A companhia também vai instalar material promocional (infláveis, faixa e balão rooftop) nas cidades-anfitriãs para divulgar a ALE. O programa “Ligados na Qualidade” —que realiza, periodicamente, visitas aos postos de combustíveis ALE em todo o país para avaliar os produtos e serviços oferecidos aos clientes— e o “Ônibus Escola”, plataforma itinerante de treinamentos, também estarão presentes na competição, mostrando a qualidade dos produtos e serviços da ALE.
A marca ALE estará exposta em todas as mídias de divulgação do Rally dos Sertões 2019, nas páginas oficiais nas redes sociais e no site. A logo também estará em destaque em todos os veículos de competição e da organização, nos uniformes da equipe envolvida no projeto, nos pórticos e nos backdrops de entrevistas, premiação de pilotos e coletivas de imprensa.
Os patrocínios aos pilotos do Rally dos Sertões sempre fizeram parte dos investimentos da ALE. Neste ano, não será diferente: a companhia será patrocinadora do piloto de moto Tiago Fantozzi, e de Francinei Costa —revendedor da Rede ALE na cidade de Fortaleza (CE)—, que corre pela categoria de off-road UTV. Fantozzi, que participará pela 15ª vez da competição, também será o responsável por gerar conteúdo sobre o “Sertões” para as redes sociais da ALE, com uma cobertura in loco das disputas.
De acordo com o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires, o patrocínio inédito ao Rally dos Sertões 2019 confirma a tradição da companhia no esporte. “Associar a nossa marca a uma das maiores competições de rali do mundo é motivo de muito orgulho e reforça nosso foco em marketing esportivo. As ativações que faremos vão impactar todos os públicos da ALE, entre eles revendedores, consumidores e os próprios pilotos. Com as ações, também reforçamos que, nos postos ALE, eles podem encontrar o combustível certo para alcançarem a vitória”, declara.
A edição do Rally dos Sertões deste ano terá 4,9 mil quilômetros de prova e recorde de inscritos, com 302 competidores de 21 Estados brasileiros (163 cidades) e de outros países. Entre as categorias da disputa estão carros, motos, UTVs, quadriciclos e regularidade.
Sobre a ALE
Fundada em 1996, a ALE é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 5 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A companhia gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos. Em 2018, a multinacional Glencore, uma das maiores tradings do mundo, adquiriu o controle da companhia. Um dos fundadores da ALE, Marcelo Alecrim, manteve-se como acionista da ALE, e assumiu a Presidência Conselho de Administração. A Glencore trouxe sua experiência global em logística e cadeia de suprimentos para aperfeiçoar as práticas da ALE, especialmente em operações, logística e processos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE (relacionamento e fidelização), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as lojas de conveniência Entreposto (EP) e as unidades de Serviço Automotivo ALE Express.