Agricultura 4.0: tecnologia aliada ao desenvolvimento sustentável

As tecnologias disruptivas da Quarta Revolução Industrial já estão afetando a agricultura. Desde o uso de blockchain para rastreabilidade de proteína animal até a aplicação de drones para mapear e semear a terra, essas novas técnicas podem aumentar a produtividade do campo e dos agricultores, bem como fornecer produtos mais seguros e frescos para o consumidor final.

A Agricultura 4.0 está apoiada em quatro pilares: gestão baseada em dados, produção a partir de novas ferramentas, sustentabilidade e profissionalização. Além disso, há uma convergência entre o digital, hardwares e biotecnologia que, unidos, promovem benefícios centrados no ser humano. E é justamente esse conjunto de tecnologias integradas que vem criando uma verdadeira revolução no campo.

O Brasil é um dos destaques no cenário mundial de Agricultura 4.0. Nos últimos anos, agritechs vem surgindo e, através delas, novas soluções são lançadas. ”O Brasil mostrou para o mundo que pode produzir alimentos, se olharmos para 40 anos atrás, o nosso país era um importador de alimentos e hoje é um dos grandes produtores globais de commodities e serviços”, afirma o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte.

As técnicas de agricultura 4.0 vêm atuando sobre tomadas de decisões importantes, tais como controle de pragas, melhores épocas para novas safras, minimização de riscos diantes de fenômenos climáticos, e até mesmo controle financeiro e fluxo de caixa, e monitoramento de perdas.

Com tal importância, a agricultura 4.0 será umas das temáticas a serem discutidas durante o Fórum Brasil África 2019, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 12 e 13 de novembro. O debate será voltado para como a Agricultura 4.0 pode favorecer a produção agrícola, trazendo oportunidades para o Brasil e o continente Africano.

“A tecnologia é de grande importância, temos mostrado que algumas práticas do Brasil podem ser levadas para a África. Entre os 54 daquele continente, vários deles possuem características, como solo e clima, muito parecidas com o Brasil. Assim, isto cria a oportunidade do Brasil se apresentar como um provedor de tecnologia, como um exemplo”, argumenta João Bosco Monte.

Para mais informações sobre o IBRAF, acesse https://ibraf.org/ e para mais informações sobre o Fórum Brasil África 2019, acesse: https://forumbrazilafrica.com/pt/

 

Sobre João Bosco Monte, presidente do IBRAF

João Bosco Monte é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa sobre a integração do continente africano. É professor visitante de importantes universidades brasileiras e africanas e autor de livros e publicações sobre a relações entre os vários atores internacionais. Professor Monte também atua como consultor internacional para organizações brasileiras e estrangeiras. Ele é colunista e comentarista em relevantes veículos de comunicação no Brasil. Em 2018, foi laureado como Comendador da Ordem de Rio Branco, distinção concedida pelo governo brasileiro em reconhecimento pelos seus méritos alcançados na promoção das relações entre o Brasil e a África. Professor João Bosco Monte foi delegado brasileiro para a edição de 2013 do Fórum Acadêmico dos BRICS. Ele é Presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), Coordenador Geral do Fórum Brasil África e Presidente do Conselho de Curadores do Programa de Treinamento Técnico da Juventude (YTTP) do IBRAF.

Sobre o Instituto Brasil África

O Instituto Brasil África (IBRAF) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede no Brasil e em Gana. O objetivo do IBRAF é garantir uma aproximação sócio-político-cultural entre o Brasil e o continente africano, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e da democracia. Para atingir seus objetivos, o Instituto realiza estudos, pesquisas, debates e outros projetos com vistas ao desenvolvimento de tecnologias alternativas, produzindo e disseminando informações e conhecimentos técnicos e científicos. O IBRAF facilita um debate aberto entre agentes governamentais, acadêmicos e empresários. O Fórum Brasil África é a principal iniciativa do IBRAF para contribuir em áreas como políticas públicas, promoção da melhoria das práticas empresariais e de ambiente de negócios, fomento de comércio, investimentos e na materialização de oportunidades entre o Brasil e a África por meio de iniciativas de desenvolvimento sustentável.

 

Serviço

Fórum Brasil África 2019

Data: 12 e 13 de novembro

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel

Mais informações: https://forumbrazilafrica.com/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar