Acordes de março para abraçar o Cariri

Diversidade de estilos e sonoridades marcam a programação de cinco anos de atividades da Vila da Música

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará /SECULT/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar /IDM, realiza de 02 a 27 de março, a programação “Acordes de Março para abraçar o Cariri” em comemoração aos seus cincos anos de atividades de formação e fruição musical ao sopé da Chapada do Araripe.  Nos últimos quatro anos a Vila apresentou intensa programação cultural envolvendo as várias linguagens como a música, o teatro, a literatura, sendo um lugar de encontros, de construção de novos sons e experiência no Cariri. E é nesta atmosfera que ela se renova e se prepara para receber novas turmas em 2022 e fortalecer cada vez mais a sua missão de bem servir a sua comunidade através do ensino de música.

A programação teve início nos dias 02/03 e 03/03 com a Oficina Dinâmicas da Percepção, ministrada pelo diretor Ivan Antonio. Uma atividade interna voltada para os colaboradores da Vila como caminho estruturante das atividades pedagógicas para o ano de 2002. No dia 05/03 a Vila realiza programação integrada nos festejos do aniversário de 113 anos do poeta Patativa do Assaré em sua terra natal. Já no dia 08 de março será aberta oficialmente a programação de aniversário da Vila da Música em parceria com o Cine Teatro São Luiz exibirá o show “Fados, Choros e Canções” comemorativo aos 80 anos de vida e 75 de carreira da cantora e compositora Marivalda Kariri.

Na quinta-feira (10/03) a Vila promove o Diálogos Musicais, uma roda de conversa especial com o cantor e compositor Abidoral Jamacaru e na sexta-feira (11/03), aniversário da Vila da Música, a programação tem ínicio ás 18hs,  abertura Oficial com a Institucionalização dos Espaços, seguido do show Candente com Abidoral Jamacaru, João do Crato e Pachelly Jamacaru  no auditório da Vila. Dando prosseguimento a programação no dia 12/03 a Vila exibe um show  com o guitarrista Cristiano Pinho, o show integra o programa Dentro do Som do Cine Teatro São Luiz.Cristiano Pinho se apresenta com Denilson Lopes (bateria), Jones Cabó (percussão), Miqueias dos Santos (baixo) e Herlon Robson (teclado). Juntos tocam canções dos álbuns “Pessoa” e “Cortejo” – ambos de Cristiano Pinho – além de homenagearem Roberto Carlos e Luiz Gonzaga.

Já na segunda-feira (14/03) a Vila inicia seu ano letivo com uma aula magna seguida de apresentações musicais com os Irmãos Anicetos e Orquestra Mirim. De 17 a 19/03 acontece a oficina Construção de Espetáculo e Performance com Daniel Groove e na noite do sábado (19/03) o artista apresenta o show Esquina ao Vento, numa parceria entre a Vila da Música e a Casa Ucá, dentro do projeto ” Vila da Música no bairro”.  Na quinta-feira (24/03) a Vila exibe em parceria com o Cine Teatro São Luiz, o show com a banda Selvagens à Procura de Lei SPL.O show, que ocorreu no mês de outubro de 2021, presta uma homenagem ao ícone da música brasileira, o cearense, Belchior.

No sábado (26/03) a Vila exibe mais uma atividade em parceria com o Cine Teatro São Luiz, o show Fases de Jeffe, com o cantor, compositor e performer Jeffe e no domingo (27/03) os instrumentistas e professores da Vila da Música, Evânio Soares e Fábio Eugênio, apresentam no Mirante do Caldas, o concerto Acordes do Sertão, uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Vila da Música

Inaugurada em 11 de março de 2017, a Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT CE criado no interior do estado. Sua ação está voltada para a formação e fruição artístico-cultural de crianças, jovens e adultos, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte/SOLIBEL, cujo fundador, nos anos de 1970, foi o Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

A Vila da Música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à instituição, fomentando a cidadania por meio da educação dos sentidos, e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável na região do Cariri.

A longevidade é inspiração cotidiana para o projeto Vila da Música. Sua fonte foi um religioso, falecido em 2019 aos 101(cento e um) anos de idade, dos quais 50(cinquenta) anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte/Crato/CE, lugar onde viveu até o fim dos seus dias.

Monsenhor Ágio, ou simplesmente Padre Ágio, como era carinhosamente chamado pela comunidade, impulsionou no Belmonte um trabalho social inclusivo, cujos frutos podem ser percebidos no legado de amor pela música, consciência de coletividade e empatia social, eixos fundantes dos seus ensinamentos às várias gerações de musicistas que com ele aprenderam desde as primeiras notas.

A Vila da Música representa, portanto, a concretização do sonho do Padre Ágio de ampliar, democraticamente, o acesso das pessoas aos processos formativos e educativos em arte e cultura, especialmente na linguagem musical.

PROGRAMAÇÃO

02 e 03/03

14h às 17h

Oficina Dinâmicas da Percepção com Ivan Antonio.

05/03

Programação Integrada nos Festejos de 113 anos do Poeta Patativa do Assaré.

08/03

19h

Exibição do show Fado, Choros e Canções com Marivalda Kariri

Canal YouTube da Vila da Música

10/03

14h

Diálogos Musicais com Abdoral Jamacaru

Auditório da Vila da Música

12/03

19h

Exibição do Show com Cristiano Pinho

Canal YouTube da Vila da Música.

14/03

19h

Programação de abertura do ano letivo da Vila da Música 2022

Quadra Esportiva da Vila da Música

17 a 19/03

14h

Oficina Construção de Espetáculo e Performance com Daniel Groove

Auditório da Vila da Música

19/03

20h

Show Esquina do Vento com Daniel Groove

Casa Ucá

24/03

19h

Show Paraíso Portátil com a banda Selvagens à Procura de Lei

Youtube da Vila da Música

26/03

19h

Exibição do show Fases de Jeffe

Canal YouTube da Vila da Música

MINI BIOS

MARIVALDA KARIRY

Intitulado “Fados, Choros e Canções”, a apresentação marcou o lançamento do CD/DVD, que carrega o mesmo nome. O espetáculo também celebrou as oito décadas de vida e 75 de carreira da cantora, compositora e cineasta cearense. Além do Grupo Kariri, a intérprete também recebeu convidados especiais em seu espetáculo, como os maestros Tarcísio Sardinha e Adelson Viana; os percussionistas Mingo Araújo e Igor Ribeiro; e os instrumentistas Lauro Viana e Márcio Rezende. O público presente teve a oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural, que uniu a cultura do nordeste com a portuguesa, com a apresentação de músicas portuguesas, choros, fados e mornas.

CRISTIANO PINHO 

Cristiano Pinho se apresenta com Denilson Lopes (bateria), Jones Cabó (percussão), Miqueias dos Santos (baixo) e Herlon Robson (teclado). Juntos tocam canções dos álbuns “Pessoa” e “Cortejo” – ambos de Cristiano Pinho -, além de homenagearem Roberto Carlos e Luiz Gonzaga. Cristiano ganhou reconhecimento nacional por sua participação nos discos e shows de cantores e compositores, como: Raimundo Fagner, Kátia Freitas, Fausto Nilo, Amelinha, Ednardo, Dominguinhos, entre outros. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, lançou dois álbuns solo de música instrumental: “Pessoa” (1997) e “Cortejo” (2010), com participação especial de Fagner. Atualmente dedica-se à gravação de seu novo álbum instrumental.O “Dentro do Som” exibe show virtual de um dos mais talentosos, criativos e versáteis guitarristas do Brasil. Cristiano Pinho se apresenta com Denilson Lopes (bateria), Jones Cabó (percussão), Miqueias dos Santos (baixo) e Herlon Robson (teclado). Juntos tocam canções dos álbuns “Pessoa” e “Cortejo” – ambos de Cristiano Pinho -, além de homenagearem Roberto Carlos e Luiz Gonzaga.

ABIDORAL JAMACARU

Abidoral Jamacaru é natural do Crato, região do Cariri. Cantor, compositor e pensador, Abidoral lançou em 1986, de forma independente, o LP “Avallon”, que pode ser considerado um marco na produção musical cearense. Com uma produção muito bem cuidada de Luiz Carlos Salatiel e um trabalho gráfico incrível de Romildo Alves e Edelson Diniz, o trabalho de Abidoral Jamacaru representa muito bem a riqueza cultural do Cariri. “Avallon” tem participações muito especiais do grupo “Bendegó”, de Tiago Araripe , Xico Carlos, Paulinho, os três ex-integrantes do grupo de rock “Papa-Poluição” . Participaram também do disco vários músicos de SP, onde o LP foi gravado. Em 2001, Avallon foi re-lançado em CD pelo projeto 107 da Rádio Universitária FM, sob o comando do jornalista Nelson Augusto. Na ocasião, Abidoral fez um show em Fortaleza para lançar o CD. Dihelson Mendonça, nome da cultura do Crato, está fazendo um documentário sobre Abidoral Jamacaru que vai ser lançado em 2008. O trailer do filme já pode ser assistido no “You tube

JOÃO DO CRATO

João do Crato, compositor e cantor cearense possui uma carreira de mais de 40 anos abrilhantando os palcos do Cariri, Ceará e Brasil. Performático, multiartista, João do Crato vai das Lapinhas e Dramas Populares ao Rock’n Roll apostando na irreverência e afronte como uma marca em sua carreira. João escolheu viver no Crato por acreditar que o artista tem compromisso com seu povo , sua terra e ancestralidade.

PACHELLY JAMACARU

Natural de Crato iniciou suas atividades artísticas na década de 70. Compositor, Vídeo-Maker, Poeta e Fotógrafo. Ocupa a cadeira 22 da secção de Artes e Ofícios, de titularidade perpétua, cujo patrono é o Maestro JOAQUIM DA CRUZ NEVES, compositor da música do Hino do Crato. Prêmios em Festivais, apresentações em importantes palcos do País. Foi Flautista, compôs trilha sonora para o documentário PATIVA DO ASSARÉ, O POETA CAMPONÊS. Tem gravado dois CD´s: BALAIOS DA VIDA e COM A PALAVRA, A MÚSICA e está em fase de produção do Terceiro, sob os arranjos e cuidados de: Dihelson Mendonça.

SELVAGENS À PROCURA DA LEI

Selvagens à Procura de Lei (também chamada apenas de Selvagens, ou ainda SAPDL) é uma banda brasileira de rock formada em 2009 na cidade de Fortaleza, Ceará por Gabriel Aragão (Guitarra, Teclado e Vocal), Rafael Martins (Guitarra e Vocal), Caio Evangelista (Baixo e Vocal) e Nicholas Magalhães (Bateria e Vocal). Seus fãs também são conhecidos como “Mucambada”.O grupo apresenta uma influência do Rock nacional dos anos 80, com letras e arranjos muito pertinentes. Também é possível associar à banda, certa influência do indie rock dos anos 2000, como The Strokes e Arctic Monkeys.Ao todo o grupo possui quatro álbuns de estúdio, um álbum ao vivo e vários singles lançados. Os Selvagens podem ser chamados de a primeira grande revelação do Rock Brasil na segunda década dos anos 2000, já tendo influenciado diversos artistas novos.

Com uma discografia rica, os Selvagens figuram entre as principais bandas da nova geração do Brasil e já tocaram nos maiores festivais do país, além do Lollapalooza 2014 e 2018 e shows internacionais. Em dezembro de 2017 o grupo anunciou a primeira apresentação internacional que aconteceu em Buenos Aires, Argentina. Representaram o país em Moscou, durante a Copa do Mundo através da Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira. Em 2019, fizeram seu primeiro show Rock In Rio no palco SuperNova. O músico Dinho Ouro Preto citou a banda como um dos destaques atuais do rock brasileiro.

JEFFE

Jeffe transita entre estilos e sonoridades e utiliza-se de seu visual marcante para compor a sua performance. É cantor, compositor e performer e participa de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais desde 2015. No ramo das artes cênicas, Jeffe se destaca no Teatro Musical. Em 2016, se apresentou no Lincoln Center (NY), pela Broadway Dreams Foundation, por meio do projeto Broadway Brasil. Além disso, soma dois grandes musicais no currículo: “Avenida Q” (2016), da Deberton Filmes, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” (2019), com direção de Elísio Lopes Jr.

EVÂNIO SOARES

Produtor musical, músico multi-instrumentista, compositor, professor de Rabeca e técnico de estúdio da vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Trabalha há mais de 15 anos junto à cultura popular da região do Cariri, participando de festivais, terreiradas e movimentos artísticos musicais. -Bacharel em Administração -Cursando licenciatura em educação Musical pela universidade federal do cariri – UFCA.

FÁBIO EUGÊNIO

Educador musical e Violonista. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Educação Artística Heitor Villa-Lobos-SOLIBEL Licenciatura, Crato-CE. Graduando em Música na Universidade Federal do Cariri-UFCA, Juazeiro do Norte-CE. Atualmente faz parte do corpo docente da Escola Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira em Crato-CE, onde leciona curso de Teoria Musical e de práticas instrumentais: Violino e Acordeon e integra os grupos artísticos: Orquestra Pe. David-OPDM e Orquestra Solibel Jovem-OSJ. É spalla da  Orquestra Sinfônica da UFCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar