Acert apoia seminário sobre comunicação inclusiva e acessibilidade
Durante o evento, uma Sala de Tecnologias Assistivas, deverá reunir estandes interativos com inovações que promovem a autonomia das pessoas com deficiência.
A Associação Cearense das Emissoras de Rádio e TV (Acert) reforça seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar o seminário “Inspire: Comunicação, Inclusão e Acessibilidade”, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O evento será realizado no dia 03 de abril, no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), em Fortaleza-CE, com transmissão para os Núcleos Regionais da Escola Superior do Ministério Público-ESMP em Juazeiro do Norte e Sobral.
Com o objetivo de discutir soluções, estratégias e inovações tecnológicas para tornar a comunicação pública mais simples, inclusiva e acessível, o seminário é aberto ao público e busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo no serviço público. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma de cursos da ESMP/Ceaf (https://cursos.mpce.mp.br/).
A presidente da Acert, Carmem Lúcia Dummar Azulai, destaca sobre a relevância da iniciativa, que alinha a missão da Associação com a promoção de inclusão e acessibilidade. “Ficamos muito satisfeitos com o convite do Ministério Público, na pessoa do promotor Hugo Porto, para apoiarmos essa iniciativa. São valores essenciais para garantir a igualdade de acesso aos serviços públicos e à comunicação, por isso, a Acert convoca a participação de todos os radiodifusores do estado a fim de ampliar o alcance e sucesso do Seminário”, pontua.
Durante o Seminário, uma Sala de Tecnologias Assistivas, deverá reunir estandes interativos com inovações que promovem a autonomia das pessoas com deficiência. O espaço contará com a apresentação de projetos desenvolvidos por instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de soluções inovadoras, como o Mouse Braille e o Blink Talk. O Laboratório de Inovação do MPCE também marcará presença, mostrando como as tecnologias assistivas podem facilitar a comunicação e a acessibilidade no cotidiano.
“Por meio da parceria com pessoas comprometidas e instituições engajadas como a Acert, o MPCE convida a sociedade a participar desse momento de construção coletiva. O evento “Inspire” é um chamado à ao engajamento de atitudes que promovam a inclusão em todas as suas dimensões e a comunicação é uma das mais poderosas ferramentas de transformação sociocultural, capaz de impulsionar a eliminação de barreiras que ainda impedem o pleno exercício da dignidade e da igualdade”, ressalta o promotor de justiça, Hugo Frota Magalhães, que também é coordenador do Laboratório de Inovação do MP-CE.
O Seminário é uma realização do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIACE), do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), do Laboratório de Inovação do MPCE (Lino) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da ACERT.
SOBRE A ACERT
Em 2025, a Acert – Associação Cearense de Emissora de Rádio e Televisão celebra 48 anos de atuação integrando a radiodifusão cearense, defendendo os princípios democráticos, a livre iniciativa e a liberdade de programação e informação. Reunindo 05 emissoras de tv e 181 emissoras de rádio AM e FM, conta com a valiosa colaboração de suas afiliadas e tem contribuído diretamente para importantes campanhas de utilidade pública, além de firmar parcerias para o sucesso das iniciativas junto aos milhares de ouvintes em todo o Estado. Ações que contribuem para reforçar o seu papel também como agente de desenvolvimento social.