Abate de frangos chega a 8,5 milhões de cabeças no 2º trimestre, maior resultado desde 1997

No 2º trimestre de 2022, o abate de frangos no Ceará chegou à marca de 8,5 milhões de cabeças abatidas, recorde na série histórica, iniciada em 1997. Essa quantidade representa alta de 7,8% ante o mesmo período de 2021 e aumento de 9,8% frente ao 1º trimestre deste ano. Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgados hoje (06) pelo IBGE, que também mostram que o abate de bovinos aumentou 8,0% em relação ao 2º trimestre de 2021 e 6,7% em relação ao 1º trimestre de 2022.

A proteína do frango é um substituto em relação à carne bovina, que teve seu consumo reduzido por conta da elevação dos preços, observada desde 2020.

No 2º trimestre, o abate de bovinos, totalizou 17,1 mil cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária.

Aquisição de leite tem queda, enquanto produção de ovos bate recorde histórico

A aquisição de leite, no 2º trimestre, apontou queda, com 82,9 milhões de litros de leite adquiridos, o que representou variação de -3,1% em relação ao mesmo período de 2021.

A produção de ovos de galinha alcançou a marca de 60,4 milhões de dúzias no 2º trimestre de 2022, maior produção já registrada para esse período desde o início da série histórica. O estado do Ceará continuou sendo o maior produtor dentre oestados da Região Nordeste, com 34,7% da produção nordestina, seguido por Pernambuco (31,6%).

Mais sobre a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais

A pesquisa fornece informações sobre o total de cabeças abatidas e o peso total das carcaças para as espécies de bovinos (bois, vacas, novilhos e novilhas), suínos e frangos, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que efetua o abate sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal. A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês.

A partir do primeiro trimestre de 2018, atendendo solicitações de usuários para acesso mais rápido às informações da conjuntura da pecuária, passaram a ser divulgados os “Primeiros Resultados” da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais para o nível Brasil, em caráter provisório. Eles estão disponíveis cerca de um mês antes da divulgação dos “Resultados Completos”. Os dados completos podem ser consultados no Sidra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar