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A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025

 

*Rodrigo Araújo, presidente Brasil de consultoria global de gestão organizacional, Korn Ferry

A adaptabilidade e a agilidade organizacional são fundamentais para os líderes brasileiros e latino-americanos que buscam sucesso em cenários globais. Esses não apenas facilitam a navegação em competências complexas, mas, também, destacam esses líderes como ativos valiosos em qualquer organização.

Uma recente pesquisa da Korn Ferry, a Talent Trends 2025, destacou que as habilidades de liderança são percebidas como as mais críticas para as organizações em 2025, segundo 70% dos entrevistados.

Nesse contexto, a dimensão da agilidade organizacional se sobressai como a mais relevante, pois envolve a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, inovar continuamente e responder de forma eficaz às demandas do mercado. A agilidade organizacional é essencial para navegar em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico, características marcantes no ambiente organizacional atual.

Componentes da agilidade organizacional

A agilidade organizacional se sustenta em pilares como a adaptabilidade, que confere a capacidade de ajustar estratégias e operações de acordo com as necessidades do cenário. Além disso, temos que a inovação desempenha um papel crucial ao fomentar uma cultura que impulsiona a competitividade.

A resiliência também se destaca, permitindo a manutenção da eficácia e da motivação mesmo diante de tempos desafiadores. Por fim, uma habilidade de tomada de decisão rápida, baseada em informações relevantes, complementa os componentes essenciais da agilidade organizacional.

Estudos recentes e arquétipos de liderança mostram que, quando analisamos os fatores que levam as lideranças brasileiras e latino-americanas a serem consideradas para cargas globais e/ou regionais, a adaptabilidade se destaca como crucial para gerenciar equipes diversas e navegar em mercados internacionais. Essa adaptabilidade se manifesta em diversos aspectos:

Sensibilidade cultural: Investir tempo para entender a cultura local, construir relacionamentos fortes e navegar nas diferenças culturais de forma eficaz.

Flexibilidade e criatividade: Essenciais na resolução de problemas.

Respeito às posições: Compreensão e respeito pelas estruturas hierárquicas em diferentes culturas corporativas.

Interação face a face: Priorizar a construção de conexões fortes para facilitar negociações, valorizando interações pessoais.

Capacidades que diferenciam as lideranças brasileiras e latino-americanas

Habilidades de liderança: Essenciais para operar em cenários econômicos desafiadores e contextos de alta volatilidade.

Habilidades multilíngues: Domínio de idiomas como português, inglês e espanhol, fazendo com que os líderes comuniquem iniciativas em diversas regiões.

Pensamento estratégico : Abordagens inovadoras para desafios empresariais, altamente valorizadas em cargas globais.

Experiência em mercados emergentes: Fornecer insights exclusivos sobre estratégias aplicáveis a outras regiões em desenvolvimento.

Desafios

Porém, identificamos oportunidades de desenvolvimento e pontos de atenção para essas lideranças que são necessárias para garantir uma melhor adequação e, principalmente, para aumentar a efetividade das contribuições e impacto para os negócios e contextos em que são inseridos.

Dentre esses pontos, as barreiras linguísticas podem representar desafios, assim como a necessidade de ajustes nos estilos de comunicação para se adequarem às normas locais. Agora, no que tange aos estilos de liderança, é importante equilibrar abordagens colaborativas com estruturas hierárquicas.

Um outro desafio é a construção de confiança em novos ambientes que, também, se mostra vital, assim como a gestão do tempo, considerando possíveis conflitos com a pontualidade e o agendamento rigorosamente. Sendo assim, entende-se que a preferência por métodos informais na resolução de conflitos pode não se alinhar com processos mais estruturados.

Perfil Rodrigo Araújo: Clique aqui

 

Sobre a Korn Ferry

A Korn Ferry é uma empresa global de consultoria organizacional que ajuda seus clientes a alinhar estratégia e talento, impulsionando, assim, um desempenho superior. Apoia diretamente as organizações desenhando suas estruturas, funções e responsabilidades e auxiliando a contratar pessoas certas para colocar sua estratégia em ação. Além disso, como orientar em como recompensar, desenvolver e motivar os seus colaboradores.

Mais de 8.000 colegas atendem clientes em mais de 50 países, através de cinco soluções essenciais:

• Estratégia organizacional

• Avaliação e classificação

• Aquisição de talentos

• Desenvolvimento de lideranças

• Remuneração e benefícios

Presente na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, Emirados Árabes e África, a Korn Ferry conta com mais de 100 escritórios ao redor do mundo, e pesquisas desenvolvem exclusivamente sobre liderança, comportamento empresarial, mercado de trabalho, recursos humanos e outros temas.

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