Hub Cultural Porto Dragão lança 6ª temporada da série documental Nós no Batente
Gravada em sete municípios, nova temporada celebra o “viver de arte” no Ceará;
Equipamento cultural realiza pré-estreias em Tururu e Itapipoca
O Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta a nova temporada da websérie Nós no Batente, que chega à sexta edição apresentando artistas e coletivos do Ceará que representam a potencialidade do viver da arte. Gravada em Itapipoca, Sobral, Uruburetama, Itarema, Tururu, Trairi e Forquilha, a nova temporada viaja entre as tradições de territórios, a cultura alimentar, a moda indígena, o cinema popular, entre muitas outras expressões. Os episódios são lançados às terças-feiras, ao meio-dia, no canal do YouTube do Hub Porto Dragão.
Em oito episódios, são apresentadas as trajetórias e potências criativas de Rodrigo Tremembé (Aldeia Córrego João Pereira – Itarema); Mestre Martonio Holanda (Sobral); Dutti Moreira (Uruburetama); Mestra Zilda Torres (Praia da Baleia – Itapipoca); Grupo Cultural Balanço do Coqueiro (Assentamento Maceió – Itapipoca); Joélho Caetano (Quilombo Conceição dos Caetanos – Tururu); Mestra Mãe Rosa dos Lambedores e Mestre Moisés do Coco do Alagadiço (Canaan – Trairi); e Mestre Josafá Duarte (Salgado dos Mendes – Forquilha).
“Ficamos muito orgulhosos pela oportunidade de contar essas histórias no Nós no Batente e acreditamos que a sexta temporada apresenta um recorte da diversidade cultural e potências da economia criativa da região. Estamos criando um acervo muito rico do fazer artístico cultural do Ceará, possibilitando que a sociedade possa conhecer outras realidades, outras formas de se fazer economia que impactam toda uma região”, reflete Leo Porto, Gestor Executivo do Hub Cultural Porto Dragão.
Para celebrar o lançamento da nova temporada, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, vai realizar duas sessões de pré-estreia em territórios que foram visitados nesta edição da série. As exibições, que são gratuitas e abertas ao público, vão ocorrer nos dias 17 e 18 de janeiro (sexta e sábado), às 17h30, no Quilombo Conceição dos Caetanos, em Tururu, e na Praia da Baleia, em Itapipoca.
As pré-estreias vão contemplar os episódios que foram gravados em cada território e contarão também com a presença dos artistas e grupos que participaram deles. Será um importante momento de celebração da memória cultural cearense em suas mais diversas expressões. “Voltar em alguns desses territórios para fazer o lançamento do programa in loco também é uma forma de valorizar o trabalho feito em cada uma dessas localidades”, finaliza o gestor.
SOBRE O NÓS NO BATENTE
A série documental “Nós no Batente” é uma idealização e realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Criada em 2020, diante da adversidade da pandemia de Covid-19, a websérie busca celebrar e refletir sobre a pluralidade do viver de arte. Até 2024, foram produzidos e lançados 54 episódios, divididos em cinco temporadas, apresentando grupos e artistas de arte e cultura do Ceará, suas histórias, perspectivas e trajetórias.
SERVIÇO
-
Nós no Batente 6ª temporada
Estreias de 7 de janeiro a 25 de fevereiro de 2025
Episódios às terças-feiras, ao meio-dia
Disponível em: youtube.com/@hubportodragao
-
Pré-estreias
17/01 (sexta-feira) às 17h30
Exibição do episódio “Joélho Caetano e o sorvete de farinhada”
Local: Ginásio poliesportivo Francisco Martins da Costa da Escola Caetano José da Costa (Quilombo Conceição dos Caetanos, Tururu – CE)
Gratuito e aberto ao público
18/01 (sábado) às 17h30
Exibição dos episódios “Mestra Zilda Bonequeira” e “Balanço do Coqueiro – Da música ao beneficiamento do coco no Assentamento Maceió”
Local: Ateliê Zilda Torres (Rua das Pedrinhas, s/n – Praia da Baleia, Itapipoca – CE)
Gratuito e aberto ao público