Abertura de empresas tem alta de 21% em um ano, revela Serasa Experian

  • Foram criados 371 mil novos negócios em setembro de 2024;
  • Setor de “Serviços” foi responsável pela maior parte de aberturas no período (73,4%).

São Paulo, 24 de dezembro de 2024 – Em setembro, o país registrou 371.674 novos negócios, conforme apontou o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Essa quantidade representa um aumento de 21,28% em relação ao mesmo período de 2023. Veja no gráfico a seguir as quantidades dos últimos 12 meses:

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas no Brasil. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, comenta.

Serviços registra o maior número de aberturas 

O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais” (1,1%). Veja o detalhamento na tabela a seguir:

Do total de empresas abertas em setembro, mais de 265 mil foram “Microempreendedores Individuais” (MEIs). “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, analisa Camila Abdelmalack. Veja mais informações sobre a Natureza Jurídica do Indicador:

Três estados do Sudeste foram os que mais abriram negócios em setembro

Ainda segundo o levantamento, em setembro, três dos quatro estados da região Sudeste foram os que mais concentraram abertura de empresas, com São Paulo liderando o ranking (115.463). Em segundo lugar ficou Minas Gerais (38.953) seguido pelo Rio de Janeiro (29.906) em terceiro. Confira o levantamento completo por Unidades Federativas (UFs) abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar