Mais de 40 empresários brasileiros vão à China em busca de negócios
Delegação do Brasil participará da maior feira de importação chinesa, a China International Import Expo (CIIE), na próxima semana. País é o principal destino das exportações brasileiras
Uma delegação de 42 industriais brasileiros estará na China, a partir desta segunda-feira (4), em busca de oportunidades de negócios com o empresariado local. A Missão China, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), é realizada por meio do convênio entre a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) – pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) – e a ApexBrasil. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, secretários de Estado e parlamentares mineiros também integram a comitiva brasileira
A missão tem como objetivo levar empresários, lideranças sindicais e autoridades governamentais para conhecer o mercado chinês, buscar fornecedores e investimentos e ampliar a presença de produtos mineiros no mercado internacional. Entre a programação estão capacitações empresariais, visitas técnicas a indústrias chinesas e a participação na China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país.
“As iniciativas de promoção comercial internacional são cruciais para apoiar as indústrias que já possuem capacidade de diversificar seu mercado e não ficar dependente apenas do mercado doméstico. Além disso, com o dólar em alta, investir em estratégias de exportação é muito vantajoso para as indústrias e as oportunidades na China são muitas”, destacou a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, Rebecca Macedo.
Relações Brasil-China
A China é o principal parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras. Só em 2023, as vendas brasileiras para o país ultrapassaram, pela primeira vez, o valor de US$100 bilhões, e o comércio bilateral entre as economias chegou a US$157,5 bilhões.
No ano passado, o Brasil foi o principal fornecedor de soja, carne bovina, celulose, milho, açúcar e carnes de aves ao país asiático. Além disso, o Brasil registrou a segunda maior participação de mercado nas vendas de minério de ferro.
Você conhece a Rede CIN?
Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados às necessidades do negócio.
Presente nas 26 federações de indústria dos estados e do Distrito Federal, a iniciativa conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.