Flamengo, um modelo de gestão que atrai estrelas.
Olá caros leitores, hoje vamos conversar pouco a respeito da vinda grandes jogares ao futebol brasileiro, ou que estão vindo em um futuro próximo. Nessas ultimas semanas os times como o Flamengo e São Paulo, chamaram atenção do noticiário brasileiro e internacional com a vinda grandes jogadores como Rafinha, Felipe Luis(para o rubro negro), Daniel Alves e Juanfran(para o tricolor paulista).
A chegada deles se deu ao bom trabalho de seus departamentos de monitoramento e capitação de jogadores, aliado a boa estrutura física(sede social e centro de treinamento) e pessoas qualificadas para cuidar da nutrição, preparação física e fisiologia. Hoje o futebol brasileiro esta entrando numa era em que os departamentos de futebol dos clubes estão deixando seu amadorismo e vai cada vez mais se adequando ao profissionalismo, e quase uma empresa na qual só se pode gastar o que pode. E a diretoria do Flamengo e o grande modelo dessa nova ideia de gestão que faz até mesmo jogadores de todo mundo terem um olhar diferente sobre o clube.
Durante os dois mandatos do presidente Eduardo Bandeira de Melo, o rubro negro carioca possuía uma divida de oitocentos milhões de reais ao todo(desde dividas fiscais e ações na justiça do trabalho e comum). Na época, para não correr o risco de ter seus recursos todos bloqueados, o presidente fez alguns cortes do orçamento que na época foram muitas contestados por seus adversários( o fim de alguns esportes olímpicos no clube como judô e natação) equacionou e renegociou com os credores, e passou alguns anos do seu mandato formando elencos dentro de uma realidade mais modesta, mas que poderia dar mais credibilidade ao clube perante jogadores de mercado.
Esses anos a diretoria do time não somente minimizou os gastos, mas também maximizou ou dobrou sua arrecadação com a venda de terrenos antes nunca utilizados pelo clube, edifícios abandonados passaram a ser utilizados como também criou ações de marketing que tornaram o sócio torcedor mais vantajoso para os torcedores. O trabalho que foi feito dentro desse modulo de gestão atraiu grandes jogadores como por exemplo a do meia Diego Ribas(jogador de esta no clube desde , durante suas entrevistas ele fala o que atraiu sua vinda além dos altos salários, e a forma de como clube tem se estruturando para dar tudo que preciso em termos aparelhagem como também corpo técnico profissional de altíssimo nível. Com tudo isso combinado a uma boa saúde financeira(graças as renegociações de dividas), a credibilidade foi voltando e por consequência ter jogadores de grande nível deixou de ser um sonho.
Na gestão atual de Rodolfo Landim os frutos estão sendo colhidos, mas com grande sabedoria pois nos tempos difíceis a falta de credibilidade e as más gestões as eram motivos de chacotas dos clubes rivais, mas que hoje grande parte deseja chegar a esse nível. Será que conseguem? Somente cobrando e que pode se chegar a algo.
|