Volume dos serviços varia 1,3% em agosto no CE
Em agosto de 2024, o volume de serviços no Estado do Ceará mostrou variação de 1,3% frente a julho, na série livre de ajustes sazonais, após declínio de 0,2% no período junho-julho.
Na série sem ajuste sazonal, no confronto contra agosto de 2023, o volume de serviços registrou expansão de 2,7% em agosto de 2024.
No indicador acumulado do ano, o volume de serviços mostrou expansão de 0,8% frente a igual período de 2023.
Já o acumulado dos últimos 12 meses, ao avançar 1,2% em agosto, quase repetiu a taxa de julho de 2024.
Frente a agosto de 2023, o volume do setor de serviços apontou expansão de 2,7% em agosto de 2024. O avanço deste mês foi acompanhado por quatro das cinco atividades de divulgação.
Entre os setores, o de Serviços prestados às famílias (9,9%) exerceu o principal impacto positivo, acompanhado pelo de informação e comunicação (7,6%), esse sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita em telecomunicações; portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; e atividades de TV aberta.
Em sentido oposto, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7%) exerceram a única influência negativa, pressionados, especialmente, pela menor receita vinda das empresas dessa atividade.
Em agosto, atividades turísticas apresentam estabilidade
Em agosto de 2024, o índice de atividades turísticas no Ceará apontou declínio (-0,3%) frente ao mês imediatamente anterior, diminuindo assim a intensidade do recuo 2,5% em julho.
Na comparação de agosto de 2024 contra agosto de 2023, o índice de volume de atividades turísticas no Estado apresentou expansão de 6,3%, quinto resultado positivo seguido.
No indicador acumulado do ano (janeiro a agosto), o agregado especial de atividades turísticas no Ceará mostrou expansão de 1,1% frente a igual período do ano passado.
Saiba mais em: