A porta para a competitividade energética brasileira
por Camilo Adas
A aprovação da Lei do Combustível do Futuro, celebrada em Brasília no dia 8 de outubro de 2024, é um momento histórico para o Brasil. Esse marco legislativo visa à diversificação das rotas tecnológicas para a produção de combustíveis e fundamenta o arcabouço legal que permite ao Brasil ser exemplo global de descarbonização dos transportes.
Como organização do terceiro setor reconhecida pela criação e disseminação do conhecimento tecnológico, em especial na área da mobilidade, a SAE BRASIL desempenha papel fundamental ao propor caminhos que representam o mais avançado estágio da pesquisa e desenvolvimento.
Seu protagonismo ativo pelo uso de todas as rotas de transição para a redução do CO2, desde biocombustíveis renováveis até o hidrogênio, pauta a visão estratégica e o compromisso da instituição, que permanece na vanguarda dessa transformação e impulsiona o Brasil rumo a um futuro energético renovável e diversificado.
As novas regras para a produção e o uso de biocombustíveis no Brasil com segurança jurídica evidenciam o valor do trabalho colaborativo entre governo, indústria e academia para alcançar os objetivos de sustentabilidade e inovação, tão importante nesses tempos. Vale dizer que tais regras trazem o potencial de mais investimentos para o desenvolvimento dos novos combustíveis limpos no país.
Além disso, o Brasil exibe uma vantagem comparativa única em âmbito global quando se trata de biocombustíveis renováveis. A expertise nacional nesse campo não só contribui para a descarbonização da mobilidade, mas também posiciona o país como líder mundial em bioenergia.
Durante o recente anúncio em Brasília da aprovação das novas normas, diversas empresas apresentaram conquistas significativas em tecnologias de descarbonização, enfatizando a força da bioenergia brasileira.
Entre as apresentações um destaque foi o Baja a Hidrogênio, veículo projetado e desenvolvido por jovens universitários participantes do Programa Estudantil da SAE BRASIL. Esse programa, que já está em seu terceiro ano, formou mais de 200 estudantes em práticas de propulsão a hidrogênio, demonstrando o compromisso da entidade com a formação de novos talentos e o avanço tecnológico.
A multipluralidade de rotas tecnológicas é essencial para garantir a sustentabilidade e a competitividade do Brasil no cenário energético global. A SAE BRASIL, com sua vasta experiência e dedicação à inovação, continua a liderar esforços para explorar e desenvolver todas as possibilidades tecnológicas, assegurando um futuro energético mais limpo e eficiente para o país.
Para além de ser a porta para a competitividade energética brasileira, a Lei do Combustível do Futuro representa um divisor de águas na mitigação das mudanças climáticas, um passo importante para a redução dos gases de efeito estufa e para a sobrevivência.
*Camilo Adas é conselheiro de Tecnologia e Transição Energética na SAE BRASIL