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Micro e Pequenas Empresas registraram 183 pedidos de recuperações judiciais, mostra Serasa Experian

  • Considerando todos os portes, o total foi de 238 requerimentos, maior número de 2024 até agora e o segundo no ranking da série histórica;
  • Variação anual do indicador revelou queda nos pedidos de falência.

São Paulo, 20 de setembro de 2024 – Em agosto, foram registrados 238 pedidos de Recuperações Judiciais, aumento de 76,3% em comparação com o mesmo mês de 2023, apontam dados da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Este é o maior número de 2024 até agora e o segundo no ranking da série histórica, iniciada em 2005. As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 183 requerimentos. Veja, abaixo, o gráfico com as informações dos últimos 12 meses e a tabela com dados da visão por portes:

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “as altas taxas de juros elevam o custo do crédito, dificultando o pagamento de dívidas pelas empresas. A inadimplência crescente dos consumidores afeta o fluxo de caixa delas, enquanto a dificuldade no acesso ao crédito limita suas opções de financiamento. Além disso, a inflação alta reduz o poder de compra dos consumidores, diminuindo as vendas e impactando a saúde financeira dos negócios. Esses fatores combinados criam um ambiente desafiador, levando muitas companhias a buscarem a recuperação judicial como forma de reestruturar suas dívidas e continuar operando”.

Na visão por setores, “Serviços” foi responsável pelo maior volume das requisições, com “Comércio” em segundo lugar e, em sequência, os setores “Primário” e “Indústria”. Confira a seguir os números detalhados por porte e segmento:

Queda de -2,9% nos pedidos de falências

 

Foram registrados 100 pedidos de falência pelas empresas no Brasil, indicando uma queda de -2,9% na variação anual do indicador. As “Micro e Pequenas” tiveram a maior parcela (66) nos requerimentos, seguidas pelas companhias de médio porte (20) e as “Grandes” (14). O ranking do setor das empresas seguiu com “Comércio” (40), “Serviço” (37) e “Indústria” (23), já que “Primário” não registrou nenhuma solicitação. 

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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