Vendas de micro e pequenos negócios do Ceará sobem 8,08% em julho, segundo ISM

O crescimento das micro e pequenas empresas do Ceará impulsiona a recuperação econômica do estado; confira os dados mais recentes sobre o avanço

A atividade econômica das micro e pequenas empresas no Ceará registrou um aumento de 8,08% no número de transações em julho de 2024, comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Na comparação com junho, a variação foi de 2,37%, demonstrando uma recuperação significativa após a queda em maio e os meses iniciais do ano, fevereiro e março, que foram mais difíceis após os ótimos números de janeiro.

Os dados são do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que monitora a atividade econômica de micro e pequenos empreendedores. O crescimento no Ceará reflete um fortalecimento importante dos pequenos negócios, que têm uma participação expressiva na economia.

O crescimento representa um indicativo importante para a economia do Ceará, evidenciando o fortalecimento dos pequenos negócios do estado, que representam uma grande fatia na economia. Fato que não se aplica somente ao Ceará, mas em todo o território nacional, visto que os pequenos negócios são responsáveis por 27% do PIB brasileiro, segundo dados do Sebrae.

Além de outros fatores, o avanço no estado pode ser atribuído ao aquecimento da indústria, dos e do turismo, que se mantêm fortes no período pós-pandemia.

A coleta e análise do ISM

Criado pela fintech SumUp em 2019, o ISM é um índice que analisa a atividade econômica da chamada “base da pirâmide”, utilizando um método próprio.

O cálculo é realizado mensalmente e leva em conta o volume de transações de microempreendedores que utilizam produtos da SumUp, como maquininhas de cartão e outros serviços de pagamento.

Ele também considera fatores como sazonalidade, variações demográficas e a contribuição de cada estado no PIB brasileiro, o que o torna um índice bastante preciso.

Além do crescimento observado em julho no Ceará, o ISM nacional subiu pela quinta vez consecutiva em 2024: em julho, o indicador apontou que as vendas de micro e pequenos negócios cresceram 5,49% em comparação ao ano passado e 1,83% ante junho.

Para mais detalhes sobre o índice, confira a página do ISM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar