Nesse dia do Folclore Brasileiro, embarque com a Editora Estrela Cultural e conheça as mais diversas obras folclóricas do nosso país

Lendas, brincadeiras e cultura nacional. O selo Nossas Raízes da casa editorial promete boa leitura e muita diversão para as crianças

Em 22 de agosto celebra-se o Dia do Folclore Brasileiro. A data foi escolhida com o intuito de preservar e valorizar as histórias, tradições culturais e personagens do folclore nacional. Com o intuito de enriquecer ainda mais o conhecimento dos pequeninos sobre as lendas e raízes do nosso povoa Estrela Cultural, editora focada em promover cultura e educação de maneira inovadora.

As obras da casa editorial, além de lúdicas, são de fácil leitura e possuem alguns recursos interativos, carregando manifestações folclóricas riquíssimas com personagens extraordinários.  Confira os títulos que reúnem os melhores contos do nosso folclore:

Cuca, qual é a cor da sua toca?
Nesse incrível livro interativo, escrito por Lalau e ilustrado por Laurabeatriz, a criança terá contato com as oito cores mais importantes: vermelho, azul, amarelo, verde, branco, preto, laranja e rosa. Nessa história, Cuca decide pintar sua toca, mas fica indecisa sobre qual cor pintar. E, no meio do enredo, de forma divertida, aparecem outros personagens do folclore, como o Saci, o Curupira, a Iara, o Boitatá, o Boto, o Lobisomem e o Papa-Figo. Após a leitura das peripécias da Cuca, é hora de montar o quebra-cabeça que acompanha a obra e torna essa experiência muito mais prazerosa, reforçando o aprendizado das cores.

 

Ficha técnica
Título: Cuca, qual é a cor da sua toca?
Autor e Ilustração: Lalau e Laurabeatriz
Indicação: A partir dos 3 anos
ISBN: 978-85-45559-02-3
Contém na embalagem: 1 livro, 8 quebra-cabeças (12 x 12 cm) de 5 partes, total de 40 peças.
Abordagem: Pluralidade Cultual.

Sobre o autor: Lalau é um poeta paulista, trabalhou como redator em agências de propaganda, além de ter exercido outras atividades ligadas à palavra. Lalau acha que, sem os números, a gente não saberia a data do aniversário e o dia de Natal. Que chato!

Ilustração: Laurabeatriz é carioca, artista plástica e já participou de várias exposições com pinturas, desenhos e xilogravuras. ParaLaurabeatriz, ficar sem os números seria um problemão. Como saber o tamanho dos sapatos e o telefone dos amigos?

Saci, cadê o número que estava aqui?
A obra interativa “Saci, cadê os números que estavam aqui?”, escrita por Lalau e ilustrada porLaurabeatriz, a criança terá contato com os números de 1 a 10 de forma lúdica e prazerosa, por meio de um dos principais personagens do folclore brasileiro: o Saci, que no mundo fantástico é aquele que esconde as coisas das pessoas pregando-lhes uma peça. Após a leitura, é hora de montar o quebra-cabeças que acompanha o livro e torna essa experiência muito mais prazerosa, reforçando o aprendizado dos números. O objetivo é que as crianças, além de unir as peças correspondentes ao mesmo número, consigam encaixá-las para estimular também a coordenação motora.

Ficha técnica
Indicação: a partir dos 3 anos
ISBN: 
978-85-45559-01-6
Autor: Lalau
Ilustração: Laurabeatriz
Páginas: 32Medida do produto: 21 x 21 x 4,5 cm
Contém: 8 cartelas de quebra-cabeças (12 x 12 cm)
com 40 peças no total.
Preço: 49,90

Curupira e a floresta
O Curupira fez uma descoberta maravilhosa: uma floresta de letras! E resolveu fazer poesia para os bichos, os pássaros, as árvores e tudo aquilo que ele ama e protege nas matas do Brasil. Será que ele é um bom poeta? Você também quer brincar com essas letras? O livro vem acompanhado de um jogo de formação de palavras, que amplia a experiência de leitura da criança. O jogo também contribui no processo de alfabetização dos pequenos.

Ficha técnica
Título: Curupira e a floresta
Indicação: A partir de 6 anos
ISBN: 9788545559399
Autor: Lalau
Ilustração: Laurabeatriz
Contém na embalagem: 1 Livro, 1 tabuleiro de formação
de palavras com 64 fichas (letras) e 1 dado.
Páginas: 32
Preço: 69,90

Coração Musical de Bumba Meu Boi
Em Coração musical do bumba meu boi, a autora Heloisa Prieto faz o leitor cavalgar nas aventuras, envolvido pelos ventos repletos de serestas, segredos de violeiros e cavaleiros, jornadas entre mundos que apenas parecem distantes. Nessa história que resgata a tradição de Bumba meu boi, a autora sente uma grande alegria ao poder percorrer as obras de Mário de Andrade e Guimarães Rosa e revisitar o universo mágico da sua infância. Ao montar um cavalo e sentir o encantamento de estar entre o chão e o céu, movimentando-se de acordo com a respiração de uma criatura muito maior, Heloisa aprendeu a soltar sem medo as rédeas da imaginação, algo que devemos conquistar a todo instante.

Ficha Técnica
TítuloCoração Musical de Bumba Meu Boi
Indicação: A partir de 8 anos
ISBN: 978-85-45559-01-6
Autora: Heloisa Prieto
Ilustração: Jô Oliveira
Páginas: 64
Preço: 34,90

Sobre a autora: Heloisa Prieto passou grande parte da infância em fazendas, ouvindo lendas e cantigas tradicionais. A escritora pesquisa e traduz literatura fantástica de suspense, lendas urbanas e literatura encantada do período medieval ao longo dos anos. A atratividade do extraordinário e a maneira como a arte do sonho permeia a vida das pessoas tem sido fonte de inspiração para várias de suas obras. Autora de 75 livros de ficção e fantasia, ganhou vários prêmios, como Melhor Livro de Folclore, Melhor Livro Infantojuvenil (ube) e Melhor Projeto Editorial (Prêmio Jabuti – cbl). Atualmente dedica-se ao estudo de obras de fantasia relacionadas à mitologia celta.

IlustraçõesJô Oliveira nasceu em Pernambuco e estudou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Seus primeiros livros e quadrinhos foram impressos na Itália e depois conquistaram o mundo. Entre inúmeros prêmios, ganhou quatro vezes a medalha Olho de Boi, como melhor selo brasileiro, e por duas vezes recebeu o troféu Melhor Selo do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar