CAIXA Cultural Fortaleza divulga programação para mês de setembro

A CAIXA Cultural Fortaleza divulga para o mês de setembro uma programação diversificada. Na agenda, além de oficinas gratuitas, contação de histórias e exposições, sobem ao palco o espetáculo de dança “Bora” – Ballet de Londrina, da renomada companhia de dança paranaense, e a peça teatral Dom Quixote. Todas as oficinas e vivências são gratuitas e as inscrições são realizadas no site da CAIXA Cultural.

 

A contação de história A Astronauta Mara: Aventuras no Mundo das Bocas e das Mãos ocorre no sábado (7) às 16h, e visa promover a inclusão e a compreensão mútua entre surdos e ouvintes. A atividade em alusão ao Dia Nacional dos Surdos (26 de setembro) e ao Dia Nacional do Teatro (19 de setembro) terá apresentação cênica bilíngue, em Libras e Língua Portuguesa, com a companhia “Ondas da Tradução”. Classificação livre.

 

A oficina Princípios da Palhaçaria – Uma prática sobre a bobeira ocorre na sexta-feira (13), às 13h, para estudantes de artes cênicas, artistas e interessados na linguagem do palhaço, maiores de 16 anos. A oficina visa trabalhar os princípios que regem a atuação do palhaço, tais como a escuta, o olhar, o jogo e a criatividade, utilizando-se de jogos e de brincadeiras.

 

oficina “Quer ver meu retrato?” tem como objetivo trabalhar técnicas simples de desenho para autorretrato e é inspirada em uma brincadeira popular muito antiga do interior do Ceará. A prática consiste em desenhar o rosto de alguém (um amigo ou um parente, por exemplo) em um pedaço de papel pequeno. Depois, usar uma caixa de fósforo vazia para colocar o desenho dentro da gavetinha e, por fim, chamar a pessoa que foi retratada e perguntar: Quer ver teu retrato? A Oficina ocorre na sexta-feira (13), às 10h, e tem como ministrante a artista visual e arte educadora Ivania Maia. Classificação Livre.

 

Memórias do Gigante de Pedra – De Alfândega à CAIXA Cultural é uma atividade de imersão no universo da CAIXA Cultural, com foco especial na sua história e na transformação do edifício, conhecido como o “Gigante de Pedra”. O encontro ocorrerá no sábado (14), às 17h, e visa explorar a trajetória do prédio, desde sua construção até a transformação em um espaço dedicado à cultura. Classificação indicativa livre.

 

No sábado (21), às 14h, a oficina Jogos teatrais: Um diálogo entre teatro e Libras promoverá dinâmicas de experimentações corporais, emocionais e criações de diálogos com diferentes intuitos criativos. A proposta da atividade é o trabalho corporal, explorando a gestualidade, composição em cena e jogos linguisticos com Libras. Classificação indicativa a partir de 12 anos.

 

Em uma tarde dedicada à juventude, a atividade Juventude – Expressão e Arte urbana faz um mergulho nos movimentos de rua, nos cotidianos das favelas e no protagonismo do povo preto, por meio da música e da dança, inspirada pela exposição “Comigo Ninguém Pode”, que retrata a força e a resistência dos personagens da periferia. A CAIXA Cultural convida os jovens a expressarem suas próprias narrativas por meio da arte urbana no sábado (21) às 16h. Classificação indicativa 14 anos.

 

Na quarta (25), às 19h, a programação segue com a Roda de Conversa – A Contação de Histórias e a contribuição para a inclusão, para público a partir dos 16 anos. A atividade online ocorrerá pela plataforma Zoom, com convidados como o autor do livro O Menino de Papel, Fabiano Carneiro, que contará como foi o processo de escrever um livro com um personagem real (pessoa com TDAH), e também com a participação do tradutor e Intérprete de libras, Samuel Santos, atuante em atividades culturais.

 

A oficina Pintura sensorial – O toque das cores ocorrerá no sábado (28), às 14h, e propõe o uso de vários materiais, de diferentes texturas e formas para substituir o pincel no processo de criação. O público poderá participar de uma experiência sensorial com os participantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) através do toque, visão e da manipulação desses instrumentos. A atividade tem indicação livre.

 

A atividade de Contação de histórias – Livro “O Menino de Papel” com o autor do livro, Fabiano Carneiro, propõe um momento cheio de magia e de muito aprendizado, no sábado (28), às 17h, ao trazer uma história inspiradora de um menino e seu professor, em uma narrativa que fala de superações, conquistas e muito amor. A classificação é livre.

 

Teatro e dança:

A peça Dom Quixote, com os atores Leonardo Brício e Kadu Garcia, faz uma leitura contemporânea dos desafios e perigos enfrentados por Dom Quixote: cavalos e lanças, moinhos de vento e dragões surgem na forma de grandes metrópoles e a luta para sobreviver em meio a uma profusão de crises, smartphones e superpopulação. Apresentações de 5 a 15 de setembro (de quinta a domingo), nos seguintes horários: quinta e sexta, às 20h; sábado, às 17h e 20h; e domingo às 19h.

 

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, acontecem sessões do espetáculo de dança Bora!, do Ballet de Londrina, uma das companhias de dança mais prestigiadas do Brasil. Com coreografia de Henrique Rodovalho, diretor da Quasar Cia. de Dança, a performance aborda de maneira irônica e irreverente o avanço da sociedade moderna, destacando a fragilidade dos afetos no século XXI e a tensão entre o comportamento coletivo e a necessidade de individualidade em um mundo digitalizado e conectado.

 

No sábado (21), às 10h, a companhia Ballet de Londrina realiza a Oficina de Dança Contemporânea, ministrada por Marciano Boletti, diretor e ensaiador da companhia, com participação de integrantes do elencoSerão disponibilizadas 30 vagas, tendo como público-alvo bailarinos de nível intermediário.

 

Outras informações sobre ingressos e horários podem ser consultadas no site da CAIXA Cultural.

 

Exposições:

 

O artista pernambucano Jeff Alan (Crédito Foto: Arnaldo Sete)

 

Já a exposição Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan apresenta através das telas personagens reais em suas expressões, trejeitos, traços e texturas retintas de negritudes em seu cotidiano pela ótica do artista pernambucano. A exposição pode ser conferida até 10 de novembro, com entrada franca.

 

Na programação, será realizado o lançamento do catálogo da exposição, no sábado (21), às 17h, com presença do artista Jeff Alan. E nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), a partir das 10h, ocorre a oficina Luz e Sombra no Retrato com Jeff Alan. Serão disponibilizadas 20 vagas, para público a partir de 16 anos.

 

A mostra MegaBichos, do artista e designer Marcos Scorzelli, reúne esculturas gigantes e coloridas, como famílias de elefantes, bicho-preguiça, polvo entre outros diversos animais que são representados na exposição. A visitação é gratuita e poderá ser feita até 03 de novembro.

 

A exposição Hiper-realismo no Brasil segue em cartaz, com visitação gratuita, até 15 de setembro. A mostra conta com expressões humanas hiper-realistas em esculturas de resina e silicone, e já foi já foi vista por mais de 8 mil pessoas desde que abriu para visitação na CAIXA Cultural Fortaleza, no mês de julho.

 

Serviço:

CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Horários: de terça a sábado, 10h às 20h. Domingos e feriados, 10h às 19h.

InformaçõesSite CAIXA Cultural | Instagram: caixaculturalfortaleza

Bilheteria: (85) 3453-2770 / (85) 99418-9453

Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar