Filme cearense “Mestras” circula no interior neste mês de agosto

O longa-metragem cearense “Mestras” estreia em quatro municípios do Estado neste mês de agosto. Nos dias 18, em Limoeiro do Norte, 19, em Umari, e 21, em Canindé, além de já ter sido exibido em Meruoca, no último dia 7. O documentário, uma produção da RDT e co-produção da Narrativa Entretenimento, enfoca os saberes e fazeres de cinco Mestras da Cultura do Ceará: Lúcia (louceira), Raimundinha (renda de bilro), Expedita (dança de São Gonçalo), Dina Vaqueira (vaqueira e cantora de aboio) e Ana da Rabeca (musicista e tocadora de rabeca).

O filme tem direção de Ana Patrícia dos Santos, roteiro de Renata Marques e produção de Ronis Tomaz. Contou com o envolvimento de cerca de 25 profissionais cearenses em sua produção, montagem e finalização, a maioria da Região Norte do Estado. “Mestras” foi contemplado com o XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e com distribuição garantida por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa.

O filme tem duração de 1h16 e propõe um mergulho na vida dessas cinco notáveis mulheres, guardiãs da riqueza cultural do Ceará. Da música à dança, da vaquejada ao artesanato, as personagens complexas e profundas desafiam estereótipos e obstáculos, mantendo vivas as tradições em suas comunidades.

Para seleção das Mestras que iriam compor o grupo de personagens, a produção da obra prezou pela diversificação nas atividades, buscando ainda contemplar regiões distintas do Estado. O longa foi filmado em Umari, Canindé, Tianguá, Trairi e Limoeiro do Norte. “Foi a necessidade de dar voz e visibilidade às mulheres que são verdadeiras guardiãs da cultura cearense, destacando suas trajetórias, talentos e contribuições para manter viva a tradição em suas comunidades que inspirou a realização do documentário”, destaca a roteirista Renata Marques.

Sobre o tema principal do filme, a diretora, Ana Patrícia, defende que “é fundamental para valorizar e preservar a diversidade cultural do Ceará, bem como para reconhecer o papel essencial das mulheres na transmissão e perpetuação das tradições locais. Em se tratando de um mundo misógino e machista, esse ganha uma relevância ainda maior, por destacar as Mestras e sua importância, ressaltando a força, resiliência e expertise cultural dessas mulheres, contribuindo para um maior reconhecimento de seu trabalho e legado”.

Serviço: Lançamento do filme “Mestras”

LIMOEIRO DO NORTE

Data: 18/08 (domingo)

Hora: 19h

Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – Rua Cônego Bessa – Centro

UMARI

Data: 19/08 (segunda-feira)

Hora: 19h

Local: Museu Mestra Ana da Rabeca – Sítio Baixio dos Gaviões

CANINDÉ

Data: 21/08 (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Cineteatro da Praça dos Mestres da Cultura – Av. Luciano Magalhães, São Francisco, Canindé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar