As vendas no Dia dos Pais, apuradas entre os dias 5 e 11 de agosto, aumentaram 5,5% ante período comparável de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O faturamento do comércio presencial aumentou 5,6%. O e-commerce teve alta de 4,0%.
O grupo de setores tradicionalmente relacionados a presentes registrou aumento de 2,2% nas vendas. Os destaques foram os segmentos de Móveis, Eletro e Depto (+8,0%) Cosméticos e Higiene Pessoal (+4,2%).
As vendas dos demais setores do Varejo subiram 6,5%. Nesta categoria, estão os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas podem ser impulsionados pela data comemorativa — como Supermercados e Hipermercados, que teve alta de 12,2%.
“O salto do segmento de mercados sugere que as famílias preferiram comemorar a data este ano com refeições realizadas em casa. Reforça essa hipótese o desempenho de Bares e Restaurantes, cujo faturamento ficou estável (0,0%)”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. Ainda de acordo com ele, o desempenho de Cosméticos e Higiene Pessoal indica que o homem cuida cada vez mais de si e por isso tem recebido presentes desse segmento.
REGIÕES
Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões do país apresentaram crescimento nas vendas. O Sul cresceu 10,9%, seguido do Norte, com 6,9%. Em seguida, aparecem Sudeste (+5,5%), Centro-Oeste (+2,5%) e Nordeste (+1,8%).
Considerando as unidades da federação, alguns destaques foram Rio Grande do Sul (+12,3%), Santa Catarina (+10,8%), Paraná (+9,6%), Rio de Janeiro (+6,9%), Minas Gerais (+6,3%), Pará (+5,9%) e São Paulo (+4,6%).