Manutenções preventivas podem aliviar o bolso do cearense, que já compromete 11% da renda com combustível

A calibragem do pneu deve ser feita sempre pela manhã, quando a borracha ainda estiver fria

Calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus são alguns dos procedimentos que podem aliviar o bolso do cearense, que já compromete 11% da renda com combustível. No estado, essa despesa representa o dobro da média no Brasil (6,4%), segundo o Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, que é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos dados do Monitor de Preços dos Combustíveis e da Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta das manutenções preventivas, o excesso de carga, o uso excessivo do ar-condicionado e o modo de condução são fatores que, juntos, oneram ainda mais o orçamento de quem dirige pelas ruas, avenidas e estradas.

Com mais de 20 anos atuando no setor automotivo, o empresário Leonardo Mendonça faz um alerta: “Pelo menos a cada 15 dias, o motorista deve calibrar os pneus e, de preferência, pela manhã, quando a borracha ainda estiver fria. Já o alinhamento e o balanceamento são fundamentais para assegurar a movimentação do carro sem trepidações e desvios. É necessário observar, também, as revisões relativas ao funcionamento do veículo, como injeção eletrônica e troca de velas”. Com esses cuidados é possível ter uma economia de combustível na hora de encher o tanque, já que o preço anda nas alturas após o último reajuste, que começou a vigorar no país no dia 9 de julho. Vale ressaltar, ainda, que 44% do valor final do litro corresponde a impostos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins).

“Enquanto fazemos um esforço maior andando em uma bicicleta com o pneu seco, no carro em movimento quem sente é o motor quando o pneu não está devidamente calibrado. E isso reflete no maior consumo de combustível”

Leonardo Mendonça

Para ajudar o consumidor, algumas dicas e até mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença no final do mês. A equipe de profissionais da LS Centro Automotivo, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza (CE), está preparada não apenas para solucionar problemas mecânicos nos veículos que chegam para o conserto, mas também repassar informações úteis para o dia a dia do motorista. Embora na cidade seja um pouco mais complicado manter a velocidade constante por conta de semáforos próximos, engarrafamentos, acidentes e até mesmo a lentidão de alguns condutores que insistem em manusear os aparelhos de celulares enquanto dirigem, acelerar e frear bruscamente aumenta o consumo do combustível.

Leonardo Mendonça observa, também, a importância de entender a rotação correta na troca de marchas dos veículos manuais – principalmente nos percursos urbanos -, já que os automáticos, como o próprio nome diz, fazem isso sozinhos. O cálculo pode até parecer difícil, mas não é. Com velocidade até 15 km/h, o correto é utilizar a primeira marcha; até 25 km/h, segunda marcha; até 45 km/h, terceira marcha; entre 60 e 70 km/h, quarta marcha; e acima de 60 km/h, a quinta marcha. Na estrada, a média de 80 km/h proporciona uma economia de combustível. Outra dica valiosa é andar com as janelas fechadas, evitando assim uma maior pressão para o veículo de movimentar.

Pode até parecer controverso, conforme explica o empresário da LS Centro Automotivo, mas o uso em excesso do ar-condicionado também onera o bolso na hora de abastecer, sem falar que esse vilão tira em média 15% da potência do motor. “Entre andar com as janelas abertas e usar o ar-condicionado, até mesmo pela segurança do motorista e dos passageiros, é recomendado o uso do ar-condicionado em temperatura que deixe o carro resfriado e não gelado. Temos que observar, ainda, a troca do filtro deste componente, que deve ser a cada seis meses –  no máximo uma vez por ano – ou a cada 15 mil quilômetros rodados”, orienta Leonardo Mendonça.

Números:

 

Brasil: 116,7 milhões de veículos em circulação

Ceará: 3.833,8 milhões de veículos em circulação

Alagoas: 1.120,6 milhão de veículos em circulação

Bahia: 2.402,7 milhões de veículos em circulação

Maranhão: 2.170,6 milhões de veículos em circulação

Paraíba: 1.626,3 milhão de veículos em circulação

Pernambuco: 3.609,4 milhões de veículos em circulação

Piauí: 1.481,8 milhão de veículos em circulação

Rio Grande do Norte: 1.575,3 milhão de veículos em circulação

Sergipe: 963,2 mil veículos em circulação

** Dados de junho/2024

Fontes: Detran-CE e Ministério dos Transportes

Serviço:

LS Centro Automotivo

Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas

Formas de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica

Informações: (85) 3279-6640

Instagram: @lscentroautomotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar