Fortaleza é a 2ª capital do Brasil no ranking das capitais com mais empregos no setor criativo

O levantamento é do Ranking de Competitividade dos Municípios com dados da RAIS/2021

Fortaleza assumiu a vice-liderança no Brasil no quesito economia criativa. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, que analisou os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2021), a capital do Ceará ficou atrás apenas de Florianópolis (SC). Em uma escala de 0 a 100, Fortaleza ficou com a nota 57.82, subindo uma posição em relação ao estudo anterior. A análise dos indicadores levou em conta fatores como economia, inovação e empregos no setor criativo.

Fortaleza superou cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que estão localizadas na região Sudeste e também figuraram no top 5 do ranking. O levantamento mostra que a capital cearense é líder nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

1º – Florianópolis. SC: 59.55
2º – Fortaleza, CE: 57.82
3º – São Paulo, SP: 49.79
4º – Rio de Janeiro, RJ: 39.81
5º – Belo Horizonte, MG: 38.97

Para o secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o bom desempenho da capital reflete o esforço da Prefeitura de Fortaleza em estimular a criação de empregos formais e a formalização de empreendedores locais. “A Prefeitura investe pequenos empreendedores locais, que gera 8 em cada 10 empregos. Temos hoje o Fortaleza Capacita, que é o maior programa de capacitação do Brasil. Temos o Nossas Guerreiras, que já concedeu crédito orientado de R$ 3 mil para 12.315 mulheres e temos também o Projeto Costurando o Futuro, que oferece ateliês colaborativos para profissionais da área de costura criarem e venderem suas peças”, informa o secretário.

Rodrigo enfatiza o bom desempenho do mercado de trabalho de Fortaleza, que em maio de 2024, alcançou o 3º lugar no Brasil.  “Na gestão do prefeito José Sarto (de 2021 até maio de 2024) já foram criados 119.965 empregos com carteira assinada, à frente de importantes capitais do Nordeste, como Salvador com 107.481. De todos os empregos gerados no Estado do Ceará, cerca de 53% foram gerados na capital, mesmo representando apenas 27% da população. Se fizermos o recorte apenas de 2024, 71,55% dos empregos gerados no Estados foram em Fortaleza”, pontua.

Fortaleza Cidade Criativa
De acordo com o Sebrae, “economia criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda”. Em 2019, Fortaleza recebeu o título de Cidade Criativa do Design devido à diversidade cultural e à habilidade de integrar tradição e modernidade. A capital cearense tem um histórico sólido no artesanato e na moda, áreas que atraem empresas nacionais e internacionais.

Confira a análise dos indicadores no Ranking de competitividade dos Municípios https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/analise?pillar=inovacao-e-dinamismo-economico&indicator=empregos-no-setor-criativo&dimension=economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar