Marcas têm a chance de engajar o público utilizando a influência de atletas e ex-atletas

Análise da Inflr destaca que a presença constante dessas personalidades nas redes sociais pode ser a chave para o sucesso das ações de marketing de influência ao longo de todo o ano

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Paris, os olhos dos apaixonados por esportes se voltam para a competição. Nesse momento, muitas marcas aproveitam para criar campanhas com atletas e ex-atletas com objetivo de engajar o público. Na publicidade das Olimpíadas, há diversas regras impostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As campanhas podem ser tematicamente esportivas e patrocinar atletas de forma genérica, entre outras regras que fazem parte da Regra 40 do Comitê Olímpico e é bastante semelhante às normas para a publicidade na Copa do Mundo de Futebol.

No entanto, essas personalidades estão presentes nas redes sociais o ano todo e possuem um público forte que podem trazer muito mais êxito às campanhas ao longo de todo ano. Uma análise da Inflr aponta que o engajamento deles pode ser a chave para o sucesso das ações de marketing de influência.

O Índice de Engajamento INFLR, adtech especializada em ações de marketing de influência, avaliou os níveis de engajamento de alguns atletas no Instagram, durante o último mês. A skatista em ascensão, Rayssa Leal, teve um engajamento de 5,39% em sua conta com 6,5 milhões de seguidores. Já a ginasta e campeã olímpica, Rebeca Andrade, possui uma conta com 2,7 milhões de seguidores e um engajamento de 11,8%. Além delas, o ginasta Arthur Nory, experiente representante do Brasil na modalidade, conta com 1,3 milhões de seguidores e um engajamento de 1,3%, assim como o ex-ginasta e medalhista olímpico Diego Hypolito, com 556 mil seguidores e um engajamento de 1%.

“É fundamental para as marcas entenderem que um atleta ou ex-atleta olímpico, mesmo quando não está em competições, é um atleta para a vida toda” explica Thiago Cavalcante, especialista em marketing de influência, CSO e founder da Inflr. “Essa mentalidade de esportista, a disciplina e o espírito de superação continuam presentes e são valores que ressoam fortemente com o público”, completa.

Do ponto de vista do marketing de influência, o engajamento funciona como um indicador importante tanto para empresas quanto para os influenciadores digitais. Isso porque a análise comparativa dos números revela uma realidade que muitos ainda não compreendem sobre as redes sociais: o volume de seguidores, independentemente se é na casa dos milhares ou milhões, não é necessariamente o mais importante.

A decisão de trabalhar com atletas é exclusiva da marca; porém, é crucial compreender que ao desenvolver uma campanha envolvendo essas personalidades do esporte e da internet, a marca será percebida de forma mais impactante pelo público. Uma estratégia sólida e coerente é essencial, além de ser fundamental se antecipar, evitando deixar para a última hora, o que pode acarretar em custos mais elevados. À medida que nos aproximamos de grandes eventos esportivos, a valorização da imagem dos atletas aumenta, refletindo nos cachês.

“Hoje, às vésperas da competição, fazer uma campanha com um determinado atleta pode ter um aumento de 40 a 50% em relação ao valor normalmente cobrado. Por esse motivo, as empresas precisam antecipar-se a essas datas significativas e criar ações com influenciadores antes mesmo do início do calendário esportivo, seja para os Jogos Olímpicos ou até mesmo para a Copa do Mundo de Futebol”, ressalta o especialista.

Nesse contexto, o marketing de influência é uma poderosa ferramenta para potencializar o impacto das marcas junto aos consumidores. A parceria com influenciadores relevantes e autênticos possibilita que as marcas atinjam públicos altamente segmentados e criem um entusiasmo genuíno em torno de suas campanhas.

“Associar a marca a um atleta que representa força e vitalidade, independentemente do produto a ser comercializado, é um plano inteligente e até vantajoso”, pontua Cavalcante. “Por uma cuidadosa abordagem de marketing de influência, a marca pode obter resultados ainda mais expressivos em suas campanhas. Na Inflr, nós fazemos um trabalho de multisegmentação, onde é possível entregar o mesmo conteúdo em canais específicos que se comunicam diretamente com o público-alvo da campanha, alcançando até 100% dos seguidores do influenciador. Somos únicos em estratégia de Branding 2.0 e comunicação 360°”, conclui o CSO.

Sobre a Inflr:

Fundada em 2019 por Bruno Niro, Thiago Cavalcante e Tiago Brandão, a Inflr tem como missão facilitar a conexão entre marcas e influenciadores, oferecendo uma plataforma inovadora que possibilita que empresas se comuniquem com até 100% da base dos seguidores de cada influenciador. Com um sistema inteligente de multissegmentação e negociações via CPM, a empresa oferece uma abordagem inovadora no mercado de marketing de influência. Acesse: https://inflr.com/

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