ACC: Troféu Carnaúba 2024 – Severino Ramalho Neto
Você transformou o jeito de fazer supermercado nesse estado e hoje é referência nacional em tudo que faz. Ao lhe entregar o troféu Carnaúba 2024, a Associação Comercial do Ceará se ladeia a toda a classe produtiva desse estado para te dizer muito obrigado por tudo que você fez e certamente ainda fará pelo setor produtivo
Reportagem: Rogério Morais
A ACC – Associação Comercial do Ceará – elegeu para receber o Troféu Carnaúba 2024, em comemoração aos 158 anos de fundação da entidade, o empresário cuja trajetória é marcante no varejo de supermercado cearense e no crescimento da economia do Ceará em geral. Ele simboliza a força do comerciante nordestino. Severino Ramalho Neto, CEO do Grupo São Luiz, que reúne as bandeiras Mercadinhos São Luiz, Mercadão São Luiz e Mini São Luiz, mantém a linha empreendedora e missão da família há décadas, preservando “o espírito amigo e a cultura solidária criada por João Melo, mas ganhou uma nova cara, um novo jeito de ser”, conforme destacou o Presidente da entidade, João Porto Guimarães, no seu discurso.
No discurso de João Porto, ele destacou que “Associação Comercial foi criada no dia 13 de abril de 1866 e desde então a sua história vem sendo escrita sob a pena de homens e mulheres que têm entregado as suas vidas, a arte de lapidar essa atividade que sintetiza a nossa busca constantemente por realizações que é o comércio.
Pioneirismo
Ao longo da sua existência, a Associação Comercial se fez testemunha e protagonista de toda a evolução experimentada pelas atividades produtivas no Ceará, no Brasil e no mundo. Nascido no tempo em que o algodão era a força motriz do nosso estado, e dividia com o café, o açúcar, os tecidos, os couros, e peles bovinas e caprino, a economia cearense, a ACC, soube evoluir com o tempo, destacou o empresário.
Conforme o Presidente da ACC, “ainda não existia a FIEC, a Fecomércio ou a FAEC, era na ACC, onde as cabeças pensantes de todos os setores produtivos do Ceará travavam o debate, discutiam as ideias, propunham políticas públicas. O interesse maior era o fortalecimento das marcas cearenses”, afirmou.
Continuando, disse mais que “neste ano, quando comemoramos o nosso 158 anos, elegemos para receber o Troféu Carnaúba 2024, um empresário cuja história de vida de certa forma sintetiza a resiliência do comerciante cearense, que é este amigo de todos nós, Severino Ramalho Neto. Nascido Carioca, mas cearense por escolha, que, ao longo das últimas cinco décadas, Severino Neto ousou escrever uma bela história para si e toda a sua família, honrando a dignidade e o legado do seu tio, João Melo, que fundou o Mercadinho São Luiz. Sob sua liderança, o grupo São Luiz, que ora, congrega as bandeiras Mercadinho São Luiz, Mercadão São Luiz e Mini São Luiz, que leva o espírito amigo e a cultura solidária criada por João Melo. Mas ganhou uma nova cara, um novo jeito de ser, que encanta a todos nós que nos acostumamos com ele”.
Lembrou, ainda, que “a época eu morava na rua Pascoal de Castro Alves e era cliente do mercadinho São Luís da Alberto Sá, onde, se não me engano, o Severino Neto era gerente e ou pelo menos atuava como tal. O meu filho João Paulo, que estava com dois anos, dependia de uma determinada marca de leite em pó e havia uma dificuldade enorme para encontrar esse leite em Fortaleza. De tanto ir ao São Luís, acredito que o Severino acabou me reconhecendo. Sempre que eu chegava lá à procura do leite, as quatro latas de que eu precisava lá já estavam separadas ou embaladas para mim. E hoje, passados tantos anos, eu e meu filho, que é engenheiro, e toda a minha família guardamos uma enorme gratidão por aquele jovem gerente que sabia tão bem cativar os clientes”.
Duas etapas
Concluindo, João Porto fez questão de “deixar registrado algo que é reconhecido por todo nós. O varejo de supermercado do Ceará tem duas etapas, uma anterior a Severino Neto e a outra posterior a Severino Neto. Você transformou o jeito de fazer supermercado nesse estado e hoje é referência nacional em tudo que faz. Ao lhe entregar o troféu Carnaúba 2024, a Associação Comercial do Ceará se ladeia a toda a classe produtiva desse estado para te dizer muito obrigado por tudo que você fez e certamente ainda fará pelo setor produtivo. Sabe aquela máxima que todos nós aprendemos ainda na adolescência que diz mais ou menos assim: será eternamente responsável por aquele que cativas!”
Lenda da Natureza
Cumprimentando o presidente da entidade e saudando os amigos empresários e autoridades presentes, o homenageado, ao receber a Comenda, fez referência à carnaúba, planta tão significativa para o Nordeste, e, com certeza trouxe uma simbologia especial ao seu discurso. Destacou uma lenda indígena do Nordeste ressaltando a importância da palmeira, especialmente para as comunidades do sertão nordestino. A palmeira se mostra vital, não apenas como fonte de alimento e recursos para as atividades diárias, mas também como um símbolo de prosperidade e resiliência em meio às condições áridas. Para os presentes, foi maravilhoso ver como a sabedoria ancestral e a relação com a natureza podem inspirar e ensinar lições valiosas sobre sustentabilidade e o valor dos recursos naturais.
A carnaúba, com sua versatilidade e importância para a região, representa não apenas recursos econômicos, mas também traz consigo aspectos culturais e sociais valiosos. O empresário mostrou exatamente em seu discurso o motivo porque foi criado o Troféu Carnaúba, por ser uma planta, símbolo da nossa região e que além da sua resistência contra a diversidade da natureza, a seca, ela oferece e dá condição de o homem nordestino, sertanejo, desenvolver uma série de atividades econômicas e pessoais.
Ao final do evento foi servido um coquetel aos presentes.