Audiência Pública no Crato celebra os 200 anos da Confederação do Equador
Evento no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, às 9h da sexta-feira, dia 28 de junho, terá a presença Lenira Alves, representando o Senado Federal, e o lançamento do Projeto “Caminhos de Bárbara”, que tem à frente a Fundação Sintaf
Movimento revolucionário ocorrido em 1824 no Nordeste, iniciado em Pernambuco e estendido às então províncias vizinhas (Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), a Confederação do Equador está completando 200 anos.
Em comemoração ao bicentenário da revolta, contrária ao monarca dom Pedro I e pela implantação do regime republicano, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará Audiência Pública na manhã do dia 28/6, às 9h, no Centro Cultura do Crato – Sérvulo Esmeraldo. Entre as autoridades presentes, a deputada Emília Pessoa (PSDB), presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Alece, os deputados De Assis Diniz (PT), autor do requerimento, e Renato Roseno (Psol).
Lançamento dos “Caminhos de Bárbara”
Heroína da Confederação do Equador e mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves, Bárbara Pereira de Alencar tem papel de destaque nas comemorações. Neste ano, a Alece consagrou o 28 de agosto, no Ceará, como o “Dia da Heroína Bárbara Pereira de Alencar”. E, na audiência pública do dia 28, será lançado o Projeto “Caminhos de Bárbara”, uma rota turística no Cariri que envolve quatro municípios de três Estados por onde a Heroína Nacional viveu e gravou sua história: Crato e Campos Sales (Ceará), Fronteiras (Piauí) e Exu (Pernambuco).
O Senado no festejo
A senadora Tereza Leitão, do PT de Pernambuco, criou a Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador no Senado Federal para tratar das festividades; na vice-presidência, a senadora Jussara Lima, do PSD do Piauí, natural do município de Fronteiras. Lenira Silva, representando a Comissão, estará presente.
A Fundação Sintaf
Instituição de ensino e pesquisa constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), em fevereiro de 2008, a Fundação Sintaf tem papel determinante na dupla iniciativa – a celebração do bicentenário da Confederação e o Projeto “Caminhos de Bárbara”. Ao lado de parceiros, convocou audiências e fez contatos diversos para a construção de um robusto calendário de eventos, que incluem peça de teatro, audiências e homenagens.
SERVIÇO
Audiência Pública em comemoração aos 200 Anos da Confederação do Equador
Data/hora: 28 de junho de 2024, às 9h
Local: Centro Cultura do Crato Sérvulo Esmeraldo – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato-CE