Dia dos Namorados: Relacionamentos saudáveis e a conexão para uma vida emocional feliz
Psicanalista aborda maneiras de reconhecer um relacionamento saudável
O Dia dos Namorados se aproxima, trazendo todo o romantismo entre os parceiros. No entanto, além disso, a data também traz reflexões sobre relacionamentos saudáveis. Quando estão em um relacionamento, as pessoas devem reconhecer a construção de vínculos e como cada sensação reflete em sua saúde emocional. Elaine de Tomy, psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, destaca que os relacionamentos vão além do companheirismo. “A conexão entre o casal pode significar a solidez do relacionamento. Ao vivenciarem situações difíceis, eles criam um elo de confiança, estreitando laços e beneficiando a rotina do casal”, explica.
A psicanalista ressalta que a comunicação ativa enriquece as uniões e demonstra a importância no relacionamento. “Entender que o diálogo não envolve apenas falar, mas também ouvir atentamente, compreender e validar os sentimentos do outro, pode resultar em uma comunicação aberta e honesta”, explica.
Além disso, para um relacionamento se manter saudável, o autoconhecimento deve ser uma das prioridades, visando o autocuidado. “Quando exploramos o cuidado de si, o outro se torna algo a mais, um a mais, alguém que soma. Por isso, devemos sempre incentivar a solitude, cultivando a felicidade própria, e assim elevando o bem estar emocional”, finaliza.
Sobre o Instituto Revoar
O Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza. Revoar vem do significado tornar a voar, voltar voando, que é associado a leveza e descoberta, e simbolicamente, ajuda as pessoas a se renovarem e se reconectar com o mundo novamente.