Em nova fase, projeto (Re)Descubra, da Som Livre, resgata e celebra a trajetória musical de Erasmo Carlos

Os vídeos disponíveis no canal do artista no YouTube exploram a primeira fase da carreira do compositor, com curiosidades e informações históricas sobre cada álbum

Créditos: Guto Costa 

Projeto da Som Livre(Re)Descubra resgata memórias através de artistas consagrados da música popular brasileira. Em sua nova fase, a iniciativa celebra histórias do ícone Erasmo Carlos.

No mesmo ano em que lança o álbum “Erasmo Esteves”, com músicas inéditas do compositor em parceria com novas vozes da MPB, a gravadora também homenageia o legado do Tremendão e apresenta a importância da obra do artista para novas gerações, com conteúdos exclusivos no canal do YouTube. Os vídeos remontam à primeira fase de sua carreira, entre os anos de 1964, quando assinou com a RGE, incorporada pela Som Livre posteriormente, até 1970.

“Temos um carinho muito especial pelo (Re)Descubra, uma marca que resgata a memória afetiva da música brasileira e convida a todos a conhecer, ou escutar novamente, com muito detalhe, artistas que marcaram a cultura nacional. Trazemos sempre a perspectiva da época, o porquê de seu legado e conteúdos extras, que aproximam novas audiências, como a geração Z, ao momento em que tudo aconteceu. São hits atemporais, Erasmo foi pioneiro em muita coisa, sobretudo, no rock que nos guia”, comenta Daniela Barcellos, Gerente Digital da Som Livre.

Nesta nova fase do projeto, os vídeos trazem informações e curiosidades sobre o artista e sua produção musical, a partir da narrativa do repórter e crítico de música Leonardo Lichote, também responsável pelo texto final da autobiografia “Minha Fama de Mau”, que inspirou o filme de mesmo nome. Os conteúdos exaltam marcos que vão desde a época da Jovem Guarda, com destaque para as colaborações com Roberto Carlos, em trabalhos como o de estreia, “A Percaria”, até o amadurecimento artístico do cantor, observado em “Erasmo Carlos e os Tremendões”, de 1970, peça fundamental na discografia, com clássicos como “Sentado à Beira do Caminho” e “Coqueiro Verde”.

Como parte do (Re)Descubra Erasmo Carlos, a Som Livre também disponibilizou para os fãs e ouvintes os seis compactos e seis álbuns da primeira fase da carreira do compositor, na íntegra, no canal do YouTube.

“Celebrar a obra de um dos maiores compositores da história da música brasileira, a quem carinhosamente chamo de meu pai, é de uma satisfação inenarrável. Toda a doçura e força de sua música estão aqui retratados em seus primeiros álbuns. Toda a ingenuidade e relevância de sua obra jovem guardista e o mergulho na sopa musical brasileira, estão contemplados nesta belíssima e fundamental iniciativa da Som Livre. Aliás, além de ser um roqueiro por escolha, Erasmo segue sendo um autêntico músico brasileiro com toda a potência e ternura de suas canções”, finaliza Leonardo Esteves, filho de Erasmo.

O projeto (Re)Descubra

Reafirmando a relevância da Som Livre para o mercado da música brasileira, enquanto guardiã de um precioso e extenso catálogo de títulos e artistas que marcaram a história da cultura nacional, o projeto (Re)Descubra visa presentear os saudosistas e reapresentar para as novas gerações um pouco mais da história musical do país. Entre lançamentos anteriores está uma homenagem aos 50 Anos de “Acabou Chorare” em 2022, dos Novos Baianos, o maior álbum de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone, com um compilado de remixes assinados pelo hitmaker Ruxell; a disponibilização, pela primeira vez no streaming, do disco “Trem Azul”, gravado no último show em vida de Elis Regina, e lançado em forma de homenagem no dia de seu aniversário em 2023, e “Cazuza: O Poeta Vive”, álbum com 24 canções icônicas do artista, incluindo quatro regravações nas vozes de expoentes da nova geração: Silva (“Preciso Dizer que Te Amo”), Thiago Pantaleão e Marô (“Pro Dia Nascer Feliz”), Luiza Martins (“Codinome Beija-Flor”) e Reddy Allor (“O Tempo Não Para”).

Para conferir o primeiro vídeo do projeto (Re)Descubra Erasmo Carlos, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=P4h7UoiyvzY&t=16s

Para ouvir os primeiros compactos e álbuns de Erasmo na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=grjFqs_J1hc&list=PLeuk6Jjk2PEj6C6gjQEAIY5EzlnN1bKSN

Sobre a Som Livre

A Som Livre é uma empresa de música que faz parte do grupo Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas. Também atua em diversos eventos, como Festeja e Samba Demais.

 

Acompanhe a Som Livre nas redes:

Instagram Som Livre

Facebook Som Livre

Twitter Som Livre

YouTube Som Livre

LinkedIn Som Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar