Centro Dragão do Mar recebe festival multilinguagem gratuito protagonizado por mulheres, pessoas não-binárias e LGBTQIAPN+ cearenses

O 5º Festival Boca de Cena apresenta, nestes dias 23 e 24, atrações de dança, cinema, teatro e música.

     Nos próximos dias 23 e 24 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o Festival Boca de Cena, que este ano chega à sua quinta edição. Protagonizado por mulheres, pessoas não-binárias e LGBTQIAPN+ cearenses, o festival atua no fortalecimento e na visibilidade de obras artísticas em linguagens e poéticas diversas, como circo, dança, cinema, teatro e música. Inteiramente gratuita, a programação do festival será dividida entre a Arena Dragão do Mar, o Teatro Dragão do Mar e o Espaço Rogaciano Leite Filho, com início a partir das 18h. Parte das atrações é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc Ceará.

     Com uma mistura de tradições, lendas e causos que registram nossa história no tempo, o Boca de Cena evidencia a multiplicidade e a diversidade de povos e culturas no Ceará e no Brasil e convida o público a fazer um mergulho nas nossas origens e nos seus desdobramentos, retratados nas mais diversas linguagens e linhas de pensamentos, na riqueza e na potência artística cearense.

     Na agenda, que começa nesta quinta-feira (23), além das DJ’s Ada Porã e Bruna Queiroz, que costuram atrações na Arena Dragão do Mar, o grupo Garajal apresenta o Reisado “Guerreiros de Jorge”, às 19h, seguido do espetáculo “Vozes Silenciadas”, peça teatral das artistas Lyvia Cruz, Renata Freitas e Gracy Kelly que busca expressar a jornada desafiadora enfrentada por muitos surdos do interior cearense, inspirada em relatos reais, às 20h30. Já no Espaço Rogaciano Leite Filho, no palco denominado “Torre do Café”, acontece a Mostra de Filmes Cearenses, realizada com apoio do Núcleo de Articulação Territorial do Dragão do Mar (NAT), com exibição dos filmes ‘Sertão Delas’, de Alexia Duarte e ‘Sereia do Sertão’, de Letícia Viana. Também compondo a noite, a partir das 20h, no Teatro Dragão do Mar, tem apresentação do espetáculo “Shiii!” trabalho de Emanuelle Nascimento, fruto do Curso Técnico em Dança do Centro Cultural do Bom Jardim, que promove o encontro entre a dança afro e o reggae. A apresentação será seguida de “Desgovernada”, espetáculo de Átila, artista natural da cidade de Russas que mostra que dançar passinho e funk é também um ato de resistência contra-colonial.

     Já na sexta-feira (24), além das DJ’s Vládia Soares e Kah Vieira, executando seus setlists a partir das 18h, a Arena Dragão do Mar recebe, a partir das 19h30,  “Bordando a Vida”, uma performance relacional transgeracional das artistas Maria Valdênia e Silvia Moura, proposta como poética da troca de saberes e experiências com o público presente. Depois, o espaço será palco para a apresentação do Bloco A Turma do Mamão, tradicional agremiação formada por moradores das comunidades Moura Brasil e Jacarecanga que já é tricampeão do Carnaval de Fortaleza, e do coletivo Raízes do Griô dando um show de cultura popular. Também neste dia tem Mostra de Filmes Cearenses, com exibição dos filmes ‘Carolina Maria de Jesus: Facetas de um Brasil Desigual’, de Geyse Anne, e ‘Laroiê Exu’, da Ong Iphanacq. No Teatro Dragão do Mar, será apresentado, a partir das 19h, “Rasga Mortalha”, do grupo homônimo formado por alunos da Escola de Teatro Periféricos, no bairro Bom Jardim, esquete que narra a história de um corpo que é encontrado na periferia e logo vira alvo de sensacionalismo, especulação e fake news por parte da mídia especializada. Encerrando a programação do espaço, o Sarau Cerol e Navalha traz o “Slam Entrelinhas”, uma noite repleta de poesia e arte, com participações especiais de Layze Martins (@layzemartins) Pahaliah (@romulo_pahalia) e Estrela (@_marginalpoeta).

Bordando a Vida_Foto Ana Raquel

PROGRAMAÇÃO

23 de maio (quinta-feira)

Palco Arena Dragão do Mar

18h – Abertura
18h15h às 20h – DJ Ada Porã (parceria com SESC Ceará)

19h às 19h45 – Reisado Guerreiros de Jorge, do Grupo Garajal (parceria com SESC Ceará)

20h às 21h30 – DJ Bruna Queiroz (parceria com SESC Ceará)

20h30 – Espetáculo “Vozes Silenciadas”, de Lyvia Cruz, Renata Freitas e Gracy Kelly (Fortaleza/CE)

 

Palco Torre do Café (Espaço Rogaciano Leite Filho)

18h30 às 19h – Exibição dos filmes cearenses ‘Sertão Delas’, de Alexia Duarte (parceria com SESC Ceará) e ‘Sereia do Sertão’, de Letícia Viana (convidada)

 

Palco Teatro Dragão do Mar

20h às 20h15- Emanuelle Nascimento – “Shiii!” (Fortaleza/CE)

21h às 21h15 – Átila – “Desgovernada” (Russas/CE)

 

 

24 de maio (sexta-feira)

 

Palco Arena Dragão do Mar

18h às 19h15 – DJ Vládia Soares (parceria com SESC Ceará)

19h15 às 20h30 – DJ Kah Vieira – Brasilidades (parceria com SESC Ceará)

19h30 – Maria Valdênia e Silvia Moura – Bordando a Vida (Fortaleza/CE)

20h30 às 21h30 – Apresentação musical Bloco A Turma do Mamão (parceria com SESC Ceará)

21h45 às 22h45 – Show Raízes do Griô (parceria com SESC Ceará)

 

Palco Torre do Café (Espaço Rogaciano Leite Filho)

18h30 às 19h – Exibição dos filmes cearenses ‘Carolina Maria de Jesus: Facetas de um Brasil Desigual’, de Geyse Anne (parceria com SESC Ceará) e ‘Laroiê Exu’, da Ong IPHANACQ (parceria com SESC Ceará)

 

Palco Teatro Dragão do Mar

19h – Espetáculo “Rasga Mortalha” (Fortaleza/CE)

20h – Sarau Cerol e Navalha (Sobral/CE)

Sobre o Festival Boca de Cena


O Festival Boca de Cena chega para compartilhar narrativas, viver experiências e corporificar memórias. Foi concebido como um espaço de intercâmbio, formação e difusão para artistas que tenham interesse em expor e apresentar seus processos de criação, a fim de criar espaços de fruição cultural e propor programações independentes, fomentando uma agenda cultural para a cidade de Fortaleza. As quatro primeiras edições foram realizadas por meio da Temporada de Arte Cearense (TAC), uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).

     O 5º Festival Boca de Cena é realizado pelas produtoras Balaiolab, Tempo Aberto e Flutuante Produtora e conta com o apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo (lei Complementar nº 195/2022), viabilizados por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).

Serviço: 5º Festival Boca de Cena

Datas: 23 e 24 de maio de 2024 (quinta e sexta-feira)

Horário: A partir das 18h

Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar