Mercado Livre apresenta resultados robustos no primeiro trimestre, com crescimento expressivo no Brasil e México
Mercado Livre (NASDAQ: MELI), plataforma de comércio eletrônico e fintech líder na América Latina, anunciou hoje seus resultados após um forte desempenho financeiro e operacional no primeiro trimestre. A receita líquida aumentou 36% em dólares, ano contra ano, atingindo US$ 4,3 bilhões, enquanto o resultado operacional aumentou 29% na mesma comparação, chegando a US$ 528 milhões. O lucro líquido cresceu 71% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, atingindo US$ 344 milhões nos primeiros meses do ano.
Martin de los Santos, CFO do Mercado Livre, destacou: “O início do ano no qual celebramos nosso 25º aniversário não poderia ter sido mais promissor, estamos muito satisfeitos com nossos resultados do primeiro trimestre. Como a maior plataforma de comércio eletrônico e fintech da América Latina, nos encontramos numa posição única para capitalizar as mudanças estruturais que estão transformando o comércio e os serviços financeiros da região. O primeiro trimestre é um exemplo do nosso contínuo sucesso em capitalizar essas oportunidades, com um aumento de 71% no lucro líquido, na comparação anual, para US$ 344 milhões, graças aos excelentes resultados no Brasil e no México”.
As operações de commerce do Mercado Livre continuam a registrar aumento da demanda e do engajamento, com o número de compradores únicos chegando a 53,5 milhões no primeiro trimestre, aumento de 16% ano contra ano, e número de itens vendidos crescendo 25% na mesma comparação, com destaque para Brasil e México expandindo 32% e 28% respectivamente. O volume de vendas (GMV) cresceu fortemente, 36% no Brasil e 42% no México em dólares, ano contra ano, mesmo contra valores comparativos já elevados no primeiro trimestre de 2023. Os avanços na operação logística seguem significativos, com a penetração do modelo fulfillment ultrapassando a marca de 50% pela primeira vez neste trimestre, chegando a 52%. O programa de fidelidade Meli+ está permitindo aos consumidores gastar mais, fazer mais compras, com maior frequência e comprar em mais categorias do que antes da sua adesão.
Em fintech, o número de usuários ativos mensais cresceu 37% no primeiro trimestre, chegando a 49 milhões, enquanto o volume de ativos sob gestão cresceram 90%. O número de usuários de produtos de investimento do Mercado Pago cresceu a um ritmo impressionante de 94% em relação ao ano anterior, tendo dobrado na Argentina e triplicado no México. Esses são sinais claros do aumento no engajamento com os serviços do Mercado Pago. Sua carteira de crédito encerrou o primeiro trimestre com US$ 4,4 bilhões, um aumento de 46% na comparação anual, com forte desempenho do negócio de cartão de crédito no Brasil e no México. Os empréstimos inadimplentes permaneceram sob controle graças à vantagem competitiva na subscrição. O Brasil também apresentou forte crescimento, impulsionado pelo recente lançamento da ‘Conta Turbinada’, que oferece a maior remuneração do mercado para depósitos acima de R$ 1 mil em um determinado mês, contribuindo ainda para elevar a experiência percebida pelos usuários da conta Mercado Pago.
No momento em que o Mercado Livre celebra seu 25º aniversário e olha para os próximos 25 anos, seu sólido desempenho no primeiro trimestre mostra que os negócios estão indo bem. O Brasil e o México vêm apresentando um crescimento robusto em commerce e fintech, e há inúmeras oportunidades para crescer ainda mais em toda a região.
“Estamos numa posição extremamente favorável, em uma região que oferece imensas oportunidades de crescimento. Em commerce, ainda vemos muito espaço para que mais compradores e o varejo migrem para o canal online, e com maior frequência. Enquanto isso, em fintech, vemos uma demanda significativa por serviços financeiros melhores e mais simples, bem como a tendência de digitalização do dinheiro“, concluiu Martin de los Santos.
Destaques financeiros do primeiro trimestre de 2024
Commerce:
● A receita líquida do negócio de commerce no primeiro trimestre aumentou 49% em dólares, ano contra ano, chegando a US$ 2,5 bilhões.
● O volume de vendas (GMV), o valor total das mercadorias vendidas, cresceu 21% também em dólar, na mesma comparação com o ano anterior, chegando a US$ 11,4 bilhões.
● O engajamento com o Meli Delivery Day superou expectativas, indicando que foi possível criar um benefício de envio atraente para sua proposta de fidelidade.
● Mais de 94% dos envios no período corresponderam à rede gerenciada do Mercado Livre, com 77% das entregas feitas em menos de 48 horas.
● O número total de itens entregues pelo modelo fulfillment cresceu 48%, chegando a 196 milhões. Pela primeira vez neste trimestre, a penetração deste modelo ultrapassou a marca de 50%, chegando a 52% com o avanço de 8 pontos percentuais na comparação anual.
● A receita do Mercado Ads, seu negócio de publicidade digital, aumentou 64% em dólares, no comparativo anual, atingindo quase 2% de todo o GMV.
Fintech:
● A estratégia de negócios de fintech continuou a apresentar um forte crescimento no primeiro trimestre. A receita líquida do Mercado Pago atingiu US$ 1,8 bilhão, um aumento de 22% em dólares, em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
● O volume total de pagamentos (TPV) cresceu 35% em dólares, ano contra ano, atingindo US$ 40,7 bilhões, enquanto o número total de usuários ativos mensais aumentou 37%, chegando a 49 milhões.
● O volume total de transações (TPN) aumentou 56%, também na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, chegando a mais de 2,4 bilhões.
● O TPV adquirido, que representa todos os pagamentos processados e liquidados via Mercado Pago, tanto no marketplace quanto fora dele (dispositivos MPOS, pagamentos online e códigos QR), atingiu US$ 30,6 bilhões, um aumento de 26% em dólares, ano contra ano.
● O número total de apólices de seguro no primeiro trimestre teve um aumento de 133% em relação ao ano anterior, chegando a 11,5 milhões.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre (NASDAQ: MELI) é a empresa líder em comércio eletrônico e tecnologia financeira na América Latina, com presença em 18 países. Oferece um ecossistema completo de soluções para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar, vender, anunciar, obter crédito e seguro, fazer cobrança, enviar dinheiro, economizar e pagar por bens e serviços on-line e em lojas físicas. O Mercado Livre busca democratizar o comércio e os serviços financeiros na América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial de crescimento. Aplica tecnologia de classe mundial para projetar soluções intuitivas adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de pessoas na região. Mais informações em http://investor.mercadolibre.