Fortaleza é 2º lugar entre as capitais com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2023
Acima da média do país, a educação da capital cearense registrou índice de 5,3
A Educação na cidade de Fortaleza vem superando as metas e ocupando posição de evidência no cenário nacional. Desta vez, Fortaleza é 2° lugar entre as capitais estaduais com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2023, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens no Brasil.
De acordo com a pesquisa, o município cearense registrou índice de 5,3, acima da média do país, que é de 5,1. No ranking das capitais estaduais, Fortaleza empatou com Curitiba, tendo à frente apenas a cidade de São Paulo.
Englobando informações referentes à qualidade da oferta para estudantes que frequentam as redes públicas e privadas, o Ioeb é também um instrumento para incentivar gestores educacionais a trabalharem conjuntamente pela melhoria da qualidade da educação.
A pesquisa é formada a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais (fatores essenciais para um bom resultado educacional), e resultados educacionais (atendimento, aprendizado ou aproveitamento escolar).
“Os bons resultados do município no Ioeb são reflexo de uma abordagem integral que abrange desde a formação dos profissionais até a efetividade do ensino oferecido, mostrando um compromisso da gestão com a qualidade educacional. Isso significa trabalhar em diversas frentes, como boa política de avaliação, valorização do corpo docente e acompanhamento da frequência dos alunos”, destacou Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental da SME.
O Ioeb tem a gestão institucional realizada pela Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa Cedac), com a parceria técnica da Metas Sociais e da Conhecimento Social, e o apoio institucional e estratégico de diferentes instituições.
Desenvolvimento da Educação Básica
Fortaleza também é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo os resultados referentes ao ano de 2021, a capital cearense se destacou como 5º lugar entre as capitais com a melhor média nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), e 3º lugar nos anos finais (do 6º ao 9º ano). O Ideb é considerado o principal indicador de qualidade da Educação brasileira para o monitoramento das escolas e das redes de ensino.