Leão do Pici enfrenta o tradicional time argentino nesta quinta-feira (25) pela Copa Sul-Americana
O Fortaleza enfrenta o Boca Juniors pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (25), às 21h, no estádio Castelão. Será a primeira vez que um time nordestino irá enfrentar o gigante argentino, dono de 13 títulos continentais. O Tricolor Cearense é recordista na região nordeste e no estado em competições sul-americanas e realizou alguns feitos pela primeira vez. Abaixo, o levantamento do Torcedores.com enumera cinco destes fatos inéditos.
Primeiro time nordestino a enfrentar o Boca Juniors
O Leão do Pici será o primeiro time nordestino a enfrentar o multicampeão Boca Juniors. O time argentino já venceu a Copa Sul-Americana duas vezes, em 2004 e 2005. Tratando-se da Libertadores da América, o Boca já venceu a competição seis vezes, em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007. Também já faturou o Intercontinental de clubes em três oportunidades, 1977, 2000 e 2003.
Primeiro time nordestino a chegar na final de uma competição sul-americana
Quando chegou à final da Copa Sul-Americana 2023, após derrotar o Corinthians na semifinal, o Fortaleza se tornou o primeiro time nordestino a atingir o feito de disputar uma decisão continental. O resultado não foi o esperado, e o Tricolor perdeu para a LDU nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Primeiro time nordestino a disputar a Libertadores por duas vezes consecutivas
Quando garantiu a classificação para a Libertadores 2023, o Fortaleza se tornou a primeira equipe nordestina a se classificar de forma consecutiva para o principal torneio de clubes da América do Sul. Em 2022, o clube alcançou as oitavas de final e foi eliminado pelo Estudiantes-ARG. No ano seguinte, foi desclassificado pelo Cerro Porteño-PAR na segunda fase preliminar do torneio.
Primeiro time cearense a disputar a Libertadores
Ao se classificar pela primeira vez para a Libertadores 2022, após conquistar a quarta colocação no Campeonato Brasileiro de 2021, o Fortaleza fez história e se tornou o primeiro time do estado do Ceará a disputar a competição.
Primeiro time nordestino a jogar no Monumental de Nuñez
Quando enfrentou o River Plate, na Argentina, pela Libertadores 2022, o Fortaleza se tornou o primeiro nordestino a jogar no histórico estádio. O local é o mais utilizado pela seleção argentina para mandar partidas e foi palco da final da Copa do Mundo de 1978.
Foto: Alamy