Com 21 ocorrências graves de gripe em 2024, médicos reforçam o tipo de imunização mais eficaz para cada faixa de idade
A quadra chuvosa chegou oficialmente no Ceará e, com ela, o aumento dos casos de gripe, viroses diversas e quadros alérgicos. Até o início de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), havia identificado 146 casos de Influenza e 21 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Com a missão de deixar a população protegida e mais tranquila, o Emilio lançou a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina garante proteção contra quatro subtipos do vírus da influenza, tornando-se uma opção abrangente e eficaz no combate à doença.
Estão disponíveis ao público duas opções de imunizantes contra a gripe: a Influvac Tetra® (vacina tetravalente), utilizada na vacinação anual e para a primovacinação, e a Efluelda®. A coordenadora de vacinação, Dra. Nathalia Siqueira, explica que elas são indicadas para públicos distintos.
A vacina tetravalente é a mais indicada para o público geral e aplicada em dose única, enquanto na primovacinação, para crianças que nunca foram imunizadas contra gripe, de 6 meses até 8 anos de idade, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
“A Efluelda® tem uma quantidade maior de antígenos, aumentando a eficácia da vacinação em idosos, sendo indicada para pessoas com idade acima de 60 anos”, esclarece.
A especialista ainda detalha os sintomas que cepas com alta circulação esse ano podem causar: febre, dor de cabeça, perda de apetite, tosse, dor muscular, dor de garganta e secreção nasal, por cerca de uma semana.
“Em casos mais graves, pode levar a insuficiência respiratória por pneumonia, com possibilidade de desfecho fatal” alerta a médica.
Nathalia Siqueira também esclarece que, apesar de semelhantes aos sintomas da gripe, os quadros alérgicos – também muito comuns nesse período – costumam ter sintomas concentrados nas vias respiratórias e sem a presença de dor ou febre.
Serviço:
Campanha contra a gripe
Pré-venda: site do Emilio (https://emilioribas.com.br/tipo-servico-agendado/vacinas/)
Dúvidas: (85) 3457-2000 (WhatsApp)