Projeto Entrando no Jogo ensina jovens de Meruoca a criar games

Em sua segunda turma, alunos de escolas públicas da Região têm a oportunidade de aprender sobre programação, design e acessibilidade

O projeto Entrando no Jogo leva o universo dos jogos digitais para estudantes da rede de ensino público no interior do Ceará, em Meruoca. Em sua segunda turma, os jovens a partir de 14 anos aprendem a criar games, adquirindo conhecimentos em tecnologia, além de desenvolverem sua criatividade e uma atitude colaborativa e empreendedora. A formação é livre, gratuita e emite certificação.

A realização do projeto Entrando no Jogo é do Instituto Tapuia de Cidadania, Cultura, Meio Ambiente e Turismo, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

Novas tecnologias e um futuro de possibilidades

As aulas do curso de Criação de Jogos Digitais começaram em outubro de 2023 e acontecem aos sábados, nos turnos da manhã e tarde, em laboratório de tecnologia na sede do Instituto. Atualmente, conta com 20 alunos, da sede e do distrito de Meruoca.

“Vejo um futuro de diversas possibilidades para os alunos que participam do projeto Entrando no Jogo, pois eles aprendem a criação de games do início ao fim, incluindo programação e design. Mas também têm acesso a conhecimentos iniciais sobre divulgação e acessibilidade”, destaca a coordenadora do curso, Luciana Tomaz.

No total, são 200 horas/aula. Até maio de 2024, vão ser realizadas as disciplinas de Lógica de Programação, Estrutura de Game, Design de Interface Visual, Acessibilidade em Jogos, Criação de Game e Divulgação de Jogo. “Vale ressaltar que os instrutores também são da Região, pois buscamos sempre valorizar os profissionais locais”, diz a coordenadora.

A instrutora Rafelly Alves é de Meruoca e ministra o módulo de Design de Interface Visual. Ela está concluindo a graduação em Marketing pela Universidade Anhanguera, possui formação em Design Gráfico Avançado pela Ddq Ensinos e atualmente trabalha como social media e designer pleno em uma empresa de marketing jurídico.

“Ao longo das minhas aulas, me dedico a transmitir aos alunos os princípios básicos do design de interfaces, desde a escolha de cores e tipografia até a organização dos elementos na tela. Abordamos também temas como usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário, sempre com foco na aplicação prática desses conceitos no desenvolvimento de jogos”, explica.

Para a instrutora, “o mais gratificante é ver o entusiasmo e a criatividade dos alunos tomando forma em seus projetos. É incrível acompanhar o processo de desenvolvimento, desde as primeiras ideias até a criação de interfaces completas e funcionais”.

Aos interessados nas próximas turmas, o Instituto disponibiliza formulário on-line em seu perfil do Instagram (@instituto_tapuia) para preenchimento. É preciso ainda ter idade mínima de 14 anos e o termo assinado pelo responsável autorizando a inscrição no curso.

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