Especialista dá dicas e alerta para cuidados sobre a compra de imóveis na planta
Comprar um imóvel na planta pode ser uma ótima oportunidade para realizar o sonho da casa própria, mas é sempre importante estar atento a alguns mitos e verdades antes de tomar essa decisão. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), houve um crescimento de 5% a 10% nas vendas de apartamentos na planta em 2023, em comparação com 2022.
De acordo com João Ximenes Fiuza, diretor comercial e de novos negócios da Victa, o financiamento na planta garante preços mais baixos do que os imóveis prontos, podendo ter uma economia do valor total e parcelas menores, pois o pagamento é diluído em um prazo maior, geralmente de até 30 anos.
O diretor comercial também destaca que o potencial de valorização de um imóvel na planta é realmente interessante. Em média, podem se valorizar durante o período de construção. Isso significa que, ao comprar um imóvel na planta, você pode ter um lucro significativo quando vendê-lo, mesmo que seja pouco tempo depois da entrega.
“Comprar um imóvel na planta pode ser uma boa opção para quem busca um novo e para quem procura fazer parte de um investimento a longo prazo. Ele pode se valorizar com o tempo, especialmente se for bem localizado e construído com qualidade”, explica.
Segundo João, além do investimento, o financiamento imobiliário é uma ótima alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria. “Porém, é importante escolher o tipo de financiamento adequado para o seu perfil e comparar as opções disponíveis no mercado”, destacou.