Prefeituras cearenses compartilham cases de sucesso no Webinar das Cidades Digitais
Encontro virtual ocorreu nesta terça-feira (27) e contou com a participação de gestores dos municípios de Fortaleza, Quixadá, Russas e Tauá
Na manhã desta terça-feira (26), o Webinar das Cidades Digitais da Região Central do Ceará reuniu gestores e servidores públicos com o objetivo de compartilhar cases de como a tecnologia tem sido usada para modernizar a máquina pública. Representantes de mais de 60 prefeituras participaram do evento virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).
O encontro, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdirene Alves, trouxe os avanços tecnológicos das prefeituras de Fortaleza, Quixadá, Russas e Tauá.
O Webinar RCD é o principal espaço virtual para troca de informações entre as Prefeituras do país sobre transformação digital nos serviços públicos. Desde o início da pandemia, o evento online já reuniu mais de 2.400 Prefeituras, em 23 Estados Brasileiros.
“De norte a sul do país, a Rede Cidade Digital tem a proposta de mobilizar gestores de todo o país para compartilhar modelos de cidades inteligentes. Essa troca de experiências serve de referência para outros municípios que estão dando os primeiros passos no processo de transformação digital”, destaca a gerente da RCD, Sharlene Sarti.
Confira o evento na íntegra: https://youtube.com/
Laboratório de Políticas Públicas
No evento online, o vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (CITINOVA), Victor Macêdo, destaca que tecnologia tem sido utilizada como vetor de desenvolvimento socioeconômico na capital do Estado.
Partindo das demandas do município em serviços públicos, a Prefeitura criou o Labifor – Laboratório de Inovação de Fortaleza, uma divisão da CITINOVA voltada exclusivamente para a criação de políticas públicas inovadoras. Usando uma metodologia inspirada no conceito de Design Thinking, o laboratório identifica problemas e elabora projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“O Labifor tem trabalhado em diversas áreas, como meio ambiente, educação e inclusão digital, saúde, segurança e infraestrutura, mobilidade e espaços públicos. Um dos projetos incubados foi o Re-ciclo, programa de coleta seletiva usando plataforma virtual de agendamento de coleta que conta com catadores capacitados e remunerados pela prefeitura municipal, que se locomovem utilizando triciclos elétricos na logística”, destacou Macêdo. “Foram mais de 389 toneladas de recicláveis, com 11 bairros contemplados e mil usuários participantes”, relatou.
Governo Digital
Com a crescente digitalização dos serviços públicos, a Prefeitura de Quixadá apresentou como a atual gestão regulamentou leis relacionadas à adesão da tecnologia da informação. Entre elas, está o Programa Municipal de Governo Digital, que passou a ofertar uma multiplicidade de serviços via internet.
“Através desse projeto, implementamos inúmeras facilidades, como a ouvidoria digital, a divulgação dos dados completos de todas as secretarias e a realização da prova de vida online e recadastramento de aposentados e pensionistas”, apontou o Procurador Geral da Prefeitura Nilo Lopes. “A principal vantagem dessas inovações está no acesso remoto dos cidadãos, o que desburocratiza os serviços públicos.”
Combate à exclusão digital
O Município de Tauá é, atualmente, uma das únicas cidades brasileiras a ter um provedor público gratuito de internet para a população. Na esteira de uma política de inclusão digital, a prefeita Patrícia Aguiar mostrou alguns dos resultados do servidor TauáNet.
“São 38 pontos de distribuição e mais de três mil acessos por dia. A cobertura de internet 5G atinge 100% da sede do município e 60% da população da zona rural”, apresentou a gestora.
Para alcançar tais números, segundo a prefeita, foi instalada uma Rede Wifi 5G gratuita nas principais praças da cidade. E foi por meio da garantia de conectividade à população que o município adotou, em 2020, o aplicativo E-Saúde, um sistema de gestão de marcação de consultas médicas e exames diagnósticos. Desde então, a plataforma registrou mais de 104 mil entradas de usuários. “É um sistema robusto e muito utilizado, tanto pela população, como pelos profissionais da saúde”, ressaltou a prefeita Patrícia.
Transformação digital para o empreendedorismo local
A revolução digital nos serviços públicos foi impulsionada pelo período pandêmico. Nesse quesito, as prefeituras passaram a ter como principal desafio a transformação dos municípios em cidades inteligentes, que combinam inovações tecnológicas com inclusão e sustentabilidade. Buscando promover uma população hiperconectada e colaborativa, a Prefeitura de Russas criou o programa Russas 5.0.
“Ele é alicerçado em áreas estratégicas, definidas a partir de fatores de sucesso de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento local. Entre elas está a capacitação do capital humano para entrar na transformação digital e atração de investimentos para a melhoria da vida do empreendedor”, contou o Agente de Desenvolvimento da Prefeitura de Russas, Rafael Rocha.
Graças ao lançamento de programas como o Cidade Empreendedora, Bolsa Startup, LinkLab e Ecossistema Local de Inovação, a cidade foi escolhida pelo governo federal como Sede do Agronordeste Digital.“Buscamos os desafios dos produtores e as startups apresentam as soluções”, explicou Rocha.
O Webinar das Cidades Digitais da Região Central do Ceará teve o patrocínio do Portal de Compras Públicas e a parceria da S. Clara Comunicação. O acervo completo do WebinarRCD está disponível na TVRCD, o canal oficial da Rede Cidade Digital no YouTube: https://youtube.com.