25° Festival Jazz & Blues: Saiba o que rolou nos primeiros dias do evento e confira a programação da segunda e terça-feira de Carnaval
Toda a programação tem acesso gratuito e está disponível no site www.jazzeblues.com.br
Muita música e harmonia marcaram os primeiros dias do 25° Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga. A abertura, na última sexta (9), contou com apresentação da Orquestra de Sopros de Pindoretama, por ocasião da abertura oficial do evento e a inauguração do monumento em homenagem a Belchior. O evento segue até a terça-feira (13) na cidade serrana, com programação gratuita.
Sábado (10/02)
No sábado (10) de manhã, o baterista e compositor Pantico Rocha contou com a participação especial do percussionista Marco Lobo na oficina de Prática de Conjunto, ministrada pela manhã na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), para estudantes de música da cidade. Às 11h, Marco Lobo e o acordeonista Nonato Lima bateram um papo com o jornalista Dalwton Moura no Café no Tom, realizado ao ar livre, no Basílico Restaurante, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga.
Na Cidade Jazz & Blues, os shows de Pantico Rocha e de Marco Lobo Quinteto encantaram a plateia que compareceu, no fim de tarde, à primeira sessão de shows desta edição comemorativa de 25 anos. Pantico apresentou “A Sorte está Lançada”, seu trabalho autoral, acompanhado pela banda formada pelo próprio Pantico na bateria, Misael Silva e Felipe Facó nas guitarras e Wanderley Freitas no contrabaixo. Na sequência, o percussionista Marco Lobo retornou ao palco do Festival Jazz & Blues, onde esteve na 13a edição, em 2012, mostrando mais uma vez por que é reverenciado com um dos maiores percussionistas brasileiros. Com ele, Erivelton Silva (bateria), Gastão Villeroy (baixo), Kiko Continentino (teclado) e Marcelo Martins (sax e flauta).
O acordeonista Nonato Lima abriu a sessão das 21h, com seu projeto solo “Sertão Jazz”, ao lado de Stênio Gonçalves (guitarra e violão), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria), mostrando para uma plateia lotada este trabalho rico de suas origens musicais, unidas às influências recebidas nas temporadas de shows que já realizou por países europeus. Encerrando a programação de sábado, Olivia e Francis Hime, na companhia do violoncelista Hugo Pilger, apresentaram o show “Dois Franciscos”, com a plateia cantando junto grandes sucessos de autoria de Francis com Chico Buarque e com outros compositores.
Domingo (11/02)
Na manhã de domingo (11), Nico Rezende e Jane Duboc, atrações da noite, participaram do Café no Tom, conversando com o jornalista Dalwton Moura e o público presente ao Basílico Restaurante.
No fim de tarde, a sessão das 17h começou com o som instrumental de Tito Freitas e Thesco Carvalho, seguindo com muito blues dos guitarristas e cantores Felipe Cazaux e Rayane Fortes. A sessão das 21h começou com um dos grandes momentos desta edição, que foi a homenagem ao cantor e compositor Rodger Rogério, um dos ícones da música cearense, que festeja 80 anos de vida e de uma carreira artística que vai da música ao cinema. Após a homenagem, Rodger apresentou o show “80 anos – Bossa, Jazz e Algo Mais”, com Tito Freitas (teclado), Alex Moreira (trompete), Nélio Costa (contrabaixo acústico), André Benedecti (bateria) e o maestro Luciano Franco (guitarra), que é também o arranjador deste espetáculo, que privilegia o intérprete, de expressão personalíssima, teatral, enfática. Encerrando a noite, com plateia lotada, Nico Rezende e Jane Duboc apresentaram clássicos do Jazz e sucessos autorais de suas carreiras.
Além da programação artística, durante o Festival Jazz & Blues acontecem diversas atividades ambientais, como trilhas ecológicas, realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), e ações em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaramiranga. Para as crianças, há também atividades realizadas pela Cagece. Toda a programação pode ser consultada no site do festival.
Programação segue na segunda e terça-feira (12 e 13/02)
O Festival Jazz & Blues segue nesta segunda-feira (12) com Indiana Nomma e Osmar Milito às 11h no Café no Tom. A dupla abre a sessão das 17h na Cidade Jazz & Blues com o show “Unexpected”. Na sequência, tem blues com o cantor americano Omar Coleman e o guitarrista Igor Prado. O acesso para a sessão das 17h é por ordem de chegada.
Mais duas grandes apresentações vão fechar a programação da segunda-feira de Festival, às 21h na Cidade Jazz & Blues. O instrumentista e compositor Egberto Gismonti apresenta show de piano solo. Na sequência, o palco será do multi-instrumentista Manassés de Sousa do gaitista Pablo Fagundes. O segundo lote de ingressos gratuitos para a sessão das 21h foi disponibilizado a partir das 8h da manhã desta segunda-feira na plataforma Sympla.
Na terça-feira (13), último dia do Festival, a programação será pela manhã. Começa com o baixista Nélio Costa e o pianista Tito Freitas, na Matinal nas Igreja, às 9h, na Igreja da Gruta. Às 10h, na praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, o Projeto Miudinho apresenta o show infantil “Ou Isto ou Aquilo”. E às 11h, a Matinal nas Igrejas, na Igreja Matriz, vai encerrar a edição com o saxofonista Thiago Rocha e o guitarrista Stênio Gonçalves apresentando o show “Perspectiva”. O acesso para as três apresentações é por ordem de chegada.
Acesso ao Festival
Com programação totalmente gratuita, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa, no acesso aos shows. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, o público deverá retirar ingresso gratuito na plataforma Sympla, que está disponível a partir das 8h, de cada dia.
O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos do Mecenato Estadual e da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel. Agradecimento: Cegás. Patrocínio: Banco do Nordeste e Cagece. Apoio: Casa Pio, Asfalto Nordeste, SP Combustíveis e Mercadinhos São Luiz.
SERVIÇO
Festival Jazz & Blues – 25 anos: De 10 a 13 de fevereiro de 2024, em Guaramiranga, Ceará. Toda a programação tem acesso gratuito. Para o acesso aos shows, o festival sugere a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será doado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. Para o show das 21h na Cidade Jazz & Blues, o segundo lote de ingressos gratuitos estará disponível no dia de cada show na plataforma Sympla, a partir das 8h. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].
ENDEREÇOS
Cidade Jazz & Blues: no Estádio Municipal Jean Bardawil – Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro
Basílico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro
Igreja da Gruta: na Pousada dos Capuchinhos – Travessa Ana Felício, 1 – Centro
Igreja Matriz: Praça Frei Honório, s/n – Centro
Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro