TV de Rua promove formação gratuita na área do audiovisual para jovens de comunidades rurais em Meruoca

Marcela Silva de Almeida mora no distrito de Palestina do Norte, no município de Meruoca, e desenvolve projetos culturais junto com amigos na sua comunidade. “Sou sempre responsável pelas fotos e vídeos, edição e divulgação. Meu objetivo é me especializar e trabalhar nessa área”, conta a jovem aluna da formação em audiovisual realizada pelo projeto TV de Rua, que conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

Essa é a quarta turma do projeto, que já aconteceu no Sítio de Santo Elias, em 2017 e 2018; e em Meruoca, em 2019; beneficiando mais de 100 adolescentes e jovens de comunidades desses e outros distritos do Município, como Anil e São Francisco. Entre 15 e 25 anos, os alunos estão iniciando nesse segmento, trazendo muitas vezes conhecimentos básicos que buscam aperfeiçoar, assim como Marcela.

“A formação é uma oportunidade para os jovens do interior do Estado se profissionalizarem na promissora área do audiovisual. Temos alunos da primeira turma que já ingressaram no mercado, hoje estão trabalhando e gerando renda a partir dos conhecimentos obtidos em sala de aula”, relata Naiana Souza, coordenadora do TV de Rua.

As aulas começaram em outubro de 2023 e acontecem sempre aos sábados, nos turnos da manhã e tarde. Os alunos já realizaram os módulos de Técnicas de roteirização para cinema, TV e publicidade; Direção de fotografia, um contador de histórias visuais, Planejamento de produção: do briefing ao orçamento e trilha sonora. A formação segue até março de 2024.

“Os nossos alunos ainda vão aprender sobre montagem, trilha sonora para cinema, TV e publicidade. Além das aulas teóricas e práticas, a formação traz temas bem atuais, estimulando o debate e reflexões sobre acessibilidade nos conteúdos audiovisuais, produção e diversidade. Tendo em vista o empreendedorismo e a visão global na execução de projetos nessa área, eles e elas também têm acesso a informações sobre assessoria de comunicação audiovisual e publicitária”, explica o instrutor do TV de Rua e cineasta meruoquense, Augusto César dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar